Transgênicos e a avicultura brasileira

A liberação do plantio de soja transgênica no Brasil é mais um capítulo da novela dos OGM. A controvérsia chega à avicultura, onde muitos afirmam que os grãos transgênicos são a solução para a alimentação dos plantéis, enquanto outros temem que a alimentação com OGMs seja transformada em mais uma barreira não-comercial ao frango brasileiro em mercados externos. O AviSite quer saber sua opinião sobre o assunto: A liberação dos trangênicos trará mais benefícios ou malefícios à avicultura brasileira? Como ficará o frango brasileiro perante o consumidor interno? E os mercados externos, correm o risco de serem afetados?


Opine

15 - Mensagens no fórum. | pg.1 de 2

 Transgênicos e a Avicultura Brasileira.
Responder

Nova Mensagem

ALFREDO NAVARRO DE ANDRADE (09/05/2005 11:24:42)

As duas entidades mais conceituadas para emitir opiniões já o fizeram e a favor dos OGM: a FAO e a OMS.Só temos, agora, de nos lembrar de Nietzsche, o filósofo alemão: "Deus acertou em cheio quando limitou nossa inteligência, mas cochilou feio quando não limitou a ignorância".

RE: Transgênicos e a Avicultura Brasileira.
Responder

(16/10/2006 15:12:28)

Como que a FAO e a OMS garante que os trangnicos são 100% seguros, se na decada de 50 o FDA que também é um importante orgão americano, liberou os osganofoforados e clorados para uso como defensivos agrícolas e animais e algum tempo depois baniu eles do uso pois traziam mais problemas do que benificios, não seria muito cedo para tomarmos decisões tão séiras.

 transgênicos matam?
Responder

Nova Mensagem

LOURENçO INNOCENTINI NETO (19/01/2005 19:13:46)

Quer me parecer que existe uma forte dose de obscurantismo na questão dos OGM ou transgênicos. Existem informações confiáveis indicando mortes de pessoas pelo usos de transgêncos? Eu não os conheço.Quanto aos trangênicos na avicultura, cumpre fixar que o frango não é transgênico e sim produto de cruzamentos genéticos. Seria mais de nos preocuparmos com as condições de bio segurança que envolvem o setor.

 hipocrisia de mercados e midia
Responder

Nova Mensagem

TOLAUAR (01/08/2004 12:30:07)

Acho tudo isso sobre transgenia, apenas jogos do mercado financeiro(o mais forte sempre querendo derrubar o outro). O mundo já convive com a transgenia e mutações biologicas sem comprovaçoes cientificas e sim por conveniencias de propostas dos mercados, e vai por ai...

 Transgênicos e a avicultura brasileira
Responder

Nova Mensagem

EDUARDO BARBOSA (ASSESSORIA E CONSULTORIA AGROINDUSTRIAL) (24/06/2004 15:39:44)

Parabenizo pelo espaço para darmos nossas opiniões sobre temas problemáticos e de difícil consenso. Pela ótica do Agronegócio, não vejo problemas com a liberação, uma vez que tanto no mercado interno como externo existem consumo para produtos OGM. Cabe a cadeia trabalhar com uma política agressiva de comunicação e esclarecimento ao mercado com relação a qualidades do produto, rentabilidade, custo e focar nos mercados correspondentes. Do ponto de vista do produtor, penso que seja positivo pois, ele terá a oportunidade de escolher qual opção (OGM ou não) lhe é mais rentável e, o que seu cliente desejar. Lembro ainda que com a entrada de OGM (soja e milho com resistência ao glifosato RR)fará com que outras empresas Multinacionais dos Agroquímicos abaixem os preços de seus produtos para equivaler o custo dos OGM. Outro ponto relevante é que, um país para se considerar desenvolvido tem por obrigação ter alto investimento e foco em pesquisa, para sua independência. E por último tudo acima descrito vale para um país que faça leis e mecanismos de fiscalizações eficazes para que se respeite os consumidores internos e externos. Grato pelo espaço

 transgênicos
Responder

Nova Mensagem

EDSON TROIA (04/06/2004 17:15:50)

Aos desavisados: a patente sobre a produção do roundup, foi quebrada há vários anos, e hoje existem dezessete empresas fabricando o produto até o momento, além disso, se houver a liberação tenho certeza que não ficaremos na mão de ninguém, pois os próprios órgãos de pesquisa do estado detém técnologia para produção de sementes e o prazo exigido pela comunidade conservadora está expirando e até agora não foi provado nenhum malefício sobre os trasgênicos.

 Bio
Responder

Nova Mensagem

EVERTON (31/03/2004 20:22:45)

O Brasil estuda plantas trangênica aproximadamente 20 anos como milho soja e arroz,na verdade os brasileiros ja consome indiretamente os OGMS,em relação ao frango so um estudo ciêntifico bem aprofundado para sabermos os beneficios e os maleficios que possa trazer a humanidade.

 Uma questão de informação
Responder

Nova Mensagem

RODRIGO FERREIRA RIERA (05/02/2004 18:40:04)

É conhecido que, cientificamente, não há ressalvas quanto ao plantio da soja transgênica e, pelo contrário, a mesma é bem eficiente quanto à resistência a pragas naturais. Quanto ao mercado interno, acredito que não haverá problemas, pois somos bem mais flexíveis em relação ao mercado externo, que muitas vezes exagera quanto ao seu posicionamento frente a determinados assuntos, tornando-os polêmicos. É tudo uma questão de se transmitir as informações de forma correta e precisa para a população. Não há o que temer, pois não temos bioterroristas em nossos centros de excelência científica, não só no Brasil quanto mundialmente. O rigor nessas instituições é muito grande. Quanto ao mercado externo, é preciso que os exportadores se informem corretamente e saibam se seus clientes estrangeiros aceitarão com bons olhos a alimentação de frangos pela soja transgênica. Para nós, brasileiros, isso não preocupa de forma alguma. É como eu disse: uma questão de informação!

 Transgénicos son el futuro
Responder

Nova Mensagem

LEON GUSTAVO IRIBARNE (17/01/2004 16:35:47)

Soy médico veterinario uruguayo, y por mi formación académico-científica no puedo oponerme al avance científico revolucionario de la ingenieria genética. Opino que el uso de los transgénicos seran el futuro de la alimentación animal del mundo industrializado,oponerse a ellos es quedar en el pasado.El único inconveniente sería hacer un uso irresponsable de ellos descuidando el control ecológico del lugar donde se utilizen, pero este riesgo se ha corrido con todos los avances que la ciencia y la tecnología han propuesto. Así que el problema no son los transgénicos sino el posible mal uso que de ellos se haga, pero sea como sea se puden corregir errores sobre la marcha. Como siempre hizo el Hombre: aprender por ensayo y error!!

 Consultor
Responder

Nova Mensagem

ALDAYR HEBERLE (12/01/2004 10:40:48)

Sou absolutamente a favor dos transgenicos, como são os pesquisadores e cientistas, no Brasil e no mundo. Contra, somente as pessoas que são a favor dos agrotôxicos, ou os politícos inescrupulosos que utilizam o tema para se promover. O exemplo mais recente é o do Gov. Requião, do Paraná, para desviar a atenção do povo daquele estado sobre os inumeros parantes que empregou no seu governo.

RE: Consultor
Responder

LUZIA ROXO PIMENTEL (22/02/2004 22:23:35)

Olá Aldayr Parabéns pela sua clareza e posição favorável aos transgênicos. É de gente corajosa e com visão de futuro, que precisamos no momento. Um super abraço LU Luzia Roxo Pimentel Jornalista e.mail:stbrnaca@yahoo.com santabranca@hotmail.com

 transgenicos
Responder

Nova Mensagem

ALMIR (11/01/2004 13:04:24)

Não está comprovado se os transgenicos fazem ou não mal a saude humana e ao meio ambiente, ou seja nós teremos que ser "cobaias", para atender aos interesses da Monsanto e de meia duzia de grandes agricultores. Temos no Brasil muitas qualidades de soja "organica" otimas e que podem melhorar ainda mais e preservar assim a saude de todos nós. Quanto aos transgenicos seijamos coorentes, deixemos os cientistas pesquisarem mais alguns anos, depois veremos. E tambem não podemos deixar de pensar que o Transgenico é monopolio da Monsanto que é Norte Americana, que é o maior concorrente do Brasil. Quanto irá nos custar esse monopolio? Não seria melhor termos um produto (organicos) diferente do nosso concorrente para oferecer-mos ao mundo? pense nisso! Almir Rocha

RE: transgenicos
Responder

BEATRIZ CAMPOY (18/02/2004 20:27:09)

Sr Almir Rocha estou desenvolvendo um trabalho sobre os maleficios dos trangenicos , me interessei pela sua opniao e gostaria de saber mais sobre o monopolio norte americano e os beneficios da soja organiga . ficarei muito grata ao receber sua resposta . atenciosamente Beatriz Campoy


1  2 

Busca

Nossos Parceiros
AgroceresBoehringer Ingelheim
MSDPleyades
DeHeusAdisseo