Eventos e Cursos

Com recorde de público, chega ao fim o Congresso de Produção e Comercialização de Ovos da APA

Chegou ao final ontem a 16ª edição do Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, realizado sob a ‘batuta’ da Associação Paulista de Avicultura e pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) em Ribeirão Preto (SP). Com dados ainda não oficiais, o evento reuniu cerca de 680 inscritos, um recorde a ser comemorado pelo setor de postura comercial. Assim como no ano anterior, a mensagem foi de extremo otimismo. De acordo com o José Roberto Bottura, organizador do evento, a situação favorável do mercado privilegiou o grande comparecimento de público. “Os temas foram escolhidos seguindo o que o setor precisa, em termos de informação e conhecimento e, assim, estamos conseguindo crescer, ano após ano, não somente como o grande comparecimento de público, mas também, como um dos principais eventos da avicultura de postura no Brasil”, afirmou. “Preparamos uma boa base para futuras análises técnicas e comerciais e que estão auxiliando o segmento”, destacou Bottura. Ele destacou o pré-congresso sobre bem-estar animal, realizado na manhã de terça-feira, antes da abertura oficial do evento, com as discussões sobre o tema e coordenado pelas equipes da Embrapa e Esalq – USP, uma novidade e que favoreceu amplamente as discussões sobre o tema. “Com o pré-congresso, conseguimos sempre atualizar o segmento sobre essa importante questão, da qual não podemos deixar de ter a máxima atenção”, disse. “Análises sobre micoplasma, mercado, genética, e muita coisa que podemos destacar que foram levadas ao setor”, completou Bottura. Além do bem-estar animal, foram tratados durante o evento questões de políticas públicas para o desenvolvimento da avicultura de postura, saúde animal associada à saúde humana, abordando o conceito ‘one health’ (saúde única), fortalecendo a interdependência de ambas, além de análises de mercado em geral e o desenvolvimento de sistemas sustentáveis, com boas práticas de produção visando a agregação de valor ao ‘produto ovo’. Uma das mensagens claras durante o evento abordou as mudanças de paradigmas na sociedade. É preciso da máxima atenção ao sistema produtivo pois o consumidor está cada vez mais atento e interessado sobre as práticas de produção. O setor precisa se preocupar não somente em produzir, mas em fazê-lo com sustentabilidade econômica e com qualidade ética, a fim de que os desafios se convertam em oportunidades. Confira na edição de Maio da Revista do Ovo uma cobertura especial sobre o Congresso de Produção e Comercialização de Ovos. Abaixo, acompanhe algumas imagens do evento.



(AviSite) (Redação)



Visite  www.ovosite.com.br  - O Portal do Ovo na Internet