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Simpósio OvoSite é sucesso de público; veja o resumo das palestras
Organizado pela UBABEF e pelo OvoSite, o Simpósio OvoSite aconteceu no dia 27 de agosto, durante o Siav, e foi sucesso de público. O painel contou a participação de palestrantes de peso: Antonio Carlos Paraguassu (Hy-LineInternational, Des Moines / Iowa), Sergio Rami (Consultor), Thomé Luiz Freire Guth (Analista de Mercado da Conab), Eduardo Mello Mazzoleni (DENACOOP), Leandro Pinto (Granja Mantiqueira) e Rogerio Belzer (Presidente do Instituto Ovos Brasil). O setor de postura aproveitou a oportunidade para debater os rumos da postura comercial e participou dos debates. Entre as palestras, alguns pontos em comum, destacados por todos os palestrantes, podem ser citados: 1- o granjeiro precisa saber a força que tem e não se intimidar nas negociações com o varejista, 2- A logística cobra seu preço no que se refere ao mercado de milho e à exportação de ovo, 3- O consumo de ovos no Brasil pode aumentar e uma forma para que isso se concretize é apoiar a Ovos Brasil, que trabalha com ações justamente neste sentido.
 
 

Rogério Bélzer * O ovo no autoserviço: como atrair cada vez mais o consumidor
Dados da American Egg Board indicam que quem compra o ovo no supermercado, leva também outros produtos, já que o ovo pode ser usado em ums série de pratos. Ou seja, é um produto que agrega valor para o mercado. é também por esse motivo que quando são realizadas promoções de ovos, outros produtos têm sua venda aumentada. O consumidor compra o ovo em promoção, mas leva também outros itens, que não estão em promoção, para consumir junto. é importante que o produtor saiba que ele é importante, para melhorar a relação de troca com o varejo. é preciso passar para o varejista essas informações levantadas pela American Egg Board. Para mostrar que o ovo não é só uma commoditie e que ele pode ajudar o varejista a aumentar as suas vendas no geral. E esse é o trabalho da Ovos Brasil.

 

Eduardo Mazzoleni * Integração Contratual: Uma Estratégia de Acesso ao Mercado Internacional
Sugere a integração contratual. é uma forma para agregar valor. Produzir e industrializar juntos pra conseguir melhores margens. Não devemos ver os concorrentes como inimigos. Dessa forma, é possível agregar para levar a produção nacional para frente. A formatação da integração contratual deve ser: 1° plano de negócio (etapas do projeto), 2° modelo societário (acordo de base), 3° governança (modelo de gestão), 4° instrumentalização (documentos), 5° constituição do consórcio.

 

 

Antonio Carlos Paraguassu * Atualidades da produção mundial de ovos
Dados da FAO indicam que, entre os maiores produtores de ovos, estão a China (23,654 milhões de toneladas), EUA (4,760 milhões de toneladas), índia (3,821 milhões de toneladas), México (2,538 milhões de toneladas), Japão (2,515 milhões de toneladas), Rússia (2,284 milhões de toneladas) e Brasil (1,364 milhões de toneladas).
Apenas 6% da produção mundial de ovos é exportada. A produção está concentrada em 12 grandes empresas (7 EUA, 3 México, 1 Ucrânia, 1 Brasil). Fica a mensagem: Seja positivo: o futuro é brilhante, porque o ovo é o alimento ideal.

Sérgio Rami * Agregação de valor na produção de ovos
Temos que buscar nichos de mercados que paguem cada vez pelo produto, como, por exemplo, os produtos esportivos, comprimidos de clara de ovos e outros. Os subprodutos de ovos podem alcançar valores extremos, exemplo: egg yolk lecithin. O quilo da clara de ovo líquida custa em média dois reais. Já cada 100 gramas de lisozima vale 1.100 dólares. é uma agregação de valor absurda.
Com a industrialização, você pode multiplicar o valor. é preciso conhecer e avaliar o mercado e também conhecer o nicho e a competência da empresa. Por exemplo, nesta região, existe penetração para o consumo de ovo em pó. E assim alcançar maiores margens de lucro.

Thomé Guth * Perspectivas da produção de grãos
Produção de milho dos Estados Unidos para a safra 2013/2014 deve ser de 349,5 milhões de toneladas. O consumo deve ficar por volta de 290,8 milhões de toneladas. A produção da Argentina deve ser de 27 milhões de toneladas de milho, com o consumo de 8,3 milhões. A Ucrânia deve produzir 29 milhões de toneladas e consumir 9,1. Já a China vai produzir 211 milhões de toneladas e consumir 224. O Brasil aparece com uma produção de 72 milhões de toneladas e consumo de 54. Vale lembrar que a China logo será o maior importador mundial de milho.
Os maiores importadores do Brasil são Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos.


 
 

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