Reunindo grandes nomes da postura comercial mundial entre os debatedores, o Simpósio OvoSite foi sucesso de público. Parte da programação oficial do Siavs (Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura), o encontro aconteceu no dia 28 de julho em São Paulo, SP, sob a organização da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e do OvoSite (www.ovosite.com.br), editado pela Mundo Agro Editora. Otimistas e orgulhosos do bom momento vivido pelo setor atualmente, os palestrantes César de Anda, Presidente da IEC, International Egg Comission, Leandro Pinto, empresário da Granja Mantiqueira, James Abad, Presidente do ILH, Instituto Latino-Americano do Ovo, e Eduardo dos Santos, Diretor-Executivo da Asgav, Associação Gaúcha de Avicultura, dividiram com os participantes suas ideias e sugestões para alavancar o consumo de ovos e, principalmente, melhorar o investimento em marketing.
O início dos debates contou com uma introdução de Francisco Turra, Presidente da ABPA. Falou pouco, mas deixou uma frase marcante: O Brasil exporta sanidade.
Turra, entusiasta das exportações brasileiras de frango, acredita no avanço das vendas internacionais de ovos. Principalmente, pelo elevado status sanitário do Brasil. “Estamos trabalhando, junto ao Ministério da Agricultura, no PNCRC (Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes) para ovos”, diz. Pré-requisito exigido por mercados estratégicos, o PNCRC estabelece a análise de qualidade de produtos, com o objetivo de garantir a inexistência e obediência aos padrões internacionais de resíduos mínimos, determinados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “Há um caminho longo a percorrer, mas a oportunidade para a exportação de ovos é grande. A chave para isso é a união entre a iniciativa privada e o governo”, completa Turra.
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