Empresas cearenses do agronegócio já operam dentro do princípio EGS, ou seja, com práticas sociais, ambientais e de boa governança. Uma delas é a Avine, uma das gigantes da avicultura do Ceará, com atuação em todo o Nordeste e nos estados nortistas do Tocantins, Pará e Amapá.
Produzindo 1,5 milhão de ovos por dia, a empresa cumpre procedimentos ambientais que fazem parte do seu dia a dia e, ainda, aplica soluções avançadas de gestão ambiental em suas granjas.
Por exemplo: a Avine utiliza corretas soluções no manejo dos seus resíduos e na manutenção de coberturas verdes e da mata nativa, e planta, anualmente, 25 mil mudas de diferentes espécies de árvores, preservando o meio ambiente e garantindo a biossegurança na operação da empresa.
Fundada em 1992 por Airton Carneiro, um apaixonado pela avicultura, a Avine, hoje dirigida pelo seu filho Airton Júnior, já recebeu dezenas de premiações, destacando-se a que, em 2016 e 2017, a incluiu entre as melhores organizações para se trabalhar, conferido pela GPTW.
Toda a ração que alimenta seu plantel de aves é produzida pela própria Avine, que para isso mantém uma equipe de zootecnistas e veterinários, que balanceiam a dieta conforme a idade e espécie da ave.
João Jorge, presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), diz que o padrão de qualidade do que produz a Avine é o mesmo das demais empresas avícolas do Ceará, que consolida sua posição de vanguarda na região nordestina, ampliando sua presença nos mercados do Norte e do Nordeste.