Assinado pelo seu Presidente, Ricardo Santin, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nesta quinta-feira (26) o seguinte comunicado:
“Temos a informação de que quase 800 profissionais da avicultura brasileira estão, neste momento, participando do IPPE, a maior feira do setor no mundo.
Na mesma feira, produtores, empresários, técnicos, fornecedores e demais membros da avicultura de todo o mundo estão presentes. Uma enorme parcela (talvez a maioria) é proveniente de países com focos ativos de Influenza Aviária.
O país-sede do evento, os EUA, vivem a mais grave crise da enfermidade em sua história.
Nos próximos dias teremos outra grande feira, a Gulfood, sediada em Dubai (UAE).
Neste contexto, a ABPA convoca a todos os membros do setor (especialmente os gestores das empresas que produzem e que fornecem para o setor) para o cumprimento dos protocolos de biosseguridade no retorno ao Brasil:
– Cumpram o período obrigatório de quarentena de 14 dias sem visitas a instalações no Brasil. Isto inclui granjas, frigoríficos, fábricas de ração e outras;
– Lavem roupas e (especialmente) sapatos trazidos no retorno da viagem, para descontaminação;
E lembrem de manter total cumprimento ao Protocolo de Biosseguridade da ABPA (links abaixo) que determina, entre outros pontos, a suspensão total de visitas de pessoas estranhas às unidades de produção.
O momento é delicado, e todos os cuidados são fundamentais para preservar o Brasil como único país a nunca registrar focos e atualmente permanecer livre da doença.”
Manual-de-Biosseguridade-revisao-1[18644].pdf
Nota-tecnica-procedimento-adicional-Restricao-de-visitas-V.2 (1)[18643].pdf
–