Os alojamentos de pintainhas de postura comercial superando os 11 milhões em 78% dos primeiros nove meses de 2023 apontam para grande evolução do plantel produtivo de ovos e a obtenção de novo recorde em março do próximo ano.
Acompanhamento realizado pelo Ovosite aponta que houve forte incremento no plantel produtivo no decorrer de 2018 e uma certa estabilidade no ano seguinte. Já no decorrer de 2020, dentro do ano pandêmico, novo crescimento no plantel produtivo permitiu aos produtores de ovos atenderem plenamente o mercado interno e, também, disponibilizar maior quantidade de ovos ao mercado externo.
O movimento crescente no plantel produtivo culminou em novo recorde no decorrer de março de 2021. Entretanto, a partir do mês seguinte, passou a apresentar retração que se estendeu até outubro/novembro de 2022, quando iniciou nova trajetória de alta.
Com a continuidade dos altos alojamentos mensais de pintainhas no decorrer de 2023, o plantel produtivo passou a apresentar crescimento ainda mais acentuado no decorrer do segundo semestre e, tende a atingir novo recorde no plantel produtivo em março do próximo ano.
A Associação Brasileira de Proteína Animal tem realizado esforço contínuo na abertura de novos mercados para a exportação de ovos brasileira. Os produtores de ovos, por sua vez, também têm feito a sua parte na preparação para atender adequadamente tanto o mercado interno, quanto externo.