O Departamento de Agricultura (DA) das Filipinas impôs proibição às importações de produtos avícolas da Bélgica e de França em resposta a casos notificados de vírus aviários, particularmente a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade H5N1 (IAAP).
O Secretário (Ministro) de Agricultura, Francisco Tiu Laurel Jr., enfatizou ontem (8), em comunicado, que a medida é fundamental para prevenir a potencial transmissão do H5N1 aos planteis avícolas das Filipinas, bem como para salvaguardar a saúde dos trabalhadores na avicultura e dos consumidores de produtos avícolas.
Com efeito imediato, a proibição abrange as importações de aves domesticadas e selvagens da Bélgica e de França. Também restringe a importação de vários produtos avícolas, incluindo carne, pintos de um dia, ovos para incubação e sêmen de aves, a partir de 8 de janeiro.
Para carne de aves já em trânsito ou aceita antes da proibição, a entrada será permitida se as aves tiverem sido abatidas ou os produtos tiverem sido produzidos em ou antes de 12 de novembro de 2023 (França) e 16 de novembro de 2023 (Bélgica), excluindo produtos tratados termicamente .
Anteriormente, o DA já havia implementado uma proibição às importações de aves francesas em março de 2021, levantada apenas em setembro do mesmo ano.