A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da abertura do mercado de El Salvador para as importações de carne de frango e de ovos produzidos no Brasil.
O formato de habilitação de unidades exportadoras ainda não foi estabelecido, mas abrirá uma importante oportunidade para ampliar o acesso brasileiro aos mercados continentais da América Central, avalia a ABPA.
“A abertura de El Salvador é um reconhecimento à qualidade e ao serviço sanitário brasileiro, como também um momento favorável para as proteínas de aves e de ovos brasileiros no mercado centroamericano, especialmente diante da possibilidade de construir parcerias com um destino que requer novas opções internacionais de fornecimento. “, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Com uma população de 6,4 milhões de habitantes, o mercado salvadorenho possui demanda interessante por proteína animal de outros países. Em 2023, o país importou mais de 22 mil toneladas anuais de carne de frango e de 2,5 mil toneladas de ovos, principalmente dos Estados Unidos e Guatemala.
“É mais uma abertura que se soma às tantas outras vistas recentemente. É o primeiro mercado da América Central a assinar um certificado sanitário com o Brasil e a expectativa é que isso possa ajudar no acesso a outros mercados da região.” destacou o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.