A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santos (AVES) comemorou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, os 115 anos da avicultura capixaba, “uma honrosa jornada ao longo de mais de um século”.
Fez especial referência ao Projeto ETA-42, implantado no Estado e no País nos anos 1960. Decorrente de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano, o Projeto ETA (sigla de Escritório Técnico Agropecuário) possibilitou a transferência de tecnologia na área avícola, desencadeando a eclosão da avicultura – capixaba e brasileira.
Para demonstrar em imagens as transformações ocorridas no setor, a AVES opôs um galpão antigo (foto em preto e branco) a dois atuais gigantes da avicultura local – uma granja de postura e outra de frangos. Estas refletem – diz a Associação – “os avanços tecnológicos, de manejo e genética que impulsionaram o crescimento contínuo da produção avícola no Espírito Santo”.
Desejando que os próximos anos sejam ainda mais prósperos para o setor, a AVES ressalta que os avicultores capixabas construíram “um setor robusto, sustentável e reconhecido nacionalmente”.