Em continuidade ao plano de atividades do Programa Ovos RS, foram realizadas no mês de março e abril, reuniões institucionais com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul (MAPA/RS) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI).
O objetivo foi apresentar os resultados das ações do módulo técnico referentes ao ano de 2024.
Em sua 12ª edição, o Programa Ovos RS contou com a adesão de 22 empresas membros, das quais 16 foram submetidas a auditorias presenciais conduzidas por parte da equipe técnica do programa. As auditorias são realizadas in loco, com foco na orientação técnica e aplicação de um checklist baseado na legislação vigente, contribuindo para o aprimoramento das boas práticas e conformidade legal na indústria e produção de ovos.
As empresas que atingem o índice mínimo de 70% de conformidade tornam-se aptas a utilizar o selo de referência do Programa Ovos RS na rotulagem de seus produtos por um ano. Os dados consolidados das auditorias são apresentados anualmente ao Serviço Veterinário Oficial, reafirmando o compromisso do programa com a transparência, a credibilidade e a melhoria contínua do setor.
A entrega do relatório técnico à SFA/MAPA RS e Departamento de Saúde Animal do MAPA/RS contou com a presença do presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), José Eduardo dos Santos, e da coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Dra. Caroline Freitas. Participaram também o Dr. José Cleber (Superintendente do MAPA/RS), Dr. Jairo João Carbonari (Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária – DDA/RS), Dr. Edison Fauth (Chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal – SISA/RS), Dra. Taís Barnasque (Auditora Fiscal Federal Agropecuária e Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Sanidade Avícola – SFA/RS) e Dra. Michele de Castro Iza (Responsável pelo Núcleo de Produção Orgânica de Ovos – NUSORG/RS).
Além disso, o Programa realizou a entrega do relatório técnico ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), representado por Dr. Márcio Todero, chefe do 10º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal e para Dra. Luciane Ribeiro (10º SIPOA).
Na Secretaria de Agricultura (SEAPI), a apresentação do relatório contou com a presença da Dra. Rosane Collares (Diretora do Departamento de Defesa Agropecuária – DDA/SEAPI), Dr. Francisco Lopes (Diretor Adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal – DDA/SEAPI), Dr. Fernando Groff (Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal) e Dra. Ananda Kowalski (Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola – PESA/SEAPI).
Durante os encontros, José Eduardo destacou a relevância da articulação entre o setor da indústria e produção de ovos e os órgãos oficiais, ressaltando que o trabalho técnico desenvolvido por parte do programa tem contribuído para o fortalecimento dos padrões sanitários e da qualidade dos produtos avícolas no Rio Grande do Sul, diminuindo consideravelmente as vulnerabilidades e demonstrando o comprometimento dos estabelecimentos com as melhorias contínuas e necessárias no sistema produtivo.
A cada edição do Programa Ovos RS, é constatada a evolução dos estabelecimentos participantes e as recomendações da área técnica são encaminhadas para cada empreendimento através de relatório técnico personalizado.