Resultado de anos de pesquisa e validação em condições tropicais, o agZyme, especialidade exclusiva da Agroceres Multimix, combina tecnologia, segurança e praticidade para o produtor ao reunir cinco enzimas em um único produto.
Cada enzima – fitase, amilase, xilanase e as duas proteases – apresenta ganhos de digestibilidade significativos de forma isolada. E, quando combinadas, potencializam ainda mais o aproveitamento de energia, proteína e fósforo.
Isso ocorre porque o blend atua em diferentes substratos e em toda a porção intestinal, agindo em diferentes pH do intestino.
De acordo com Flávio Ruiz, gerente nacional de Aves da Agroceres Multimix, o produto representa uma oportunidade concreta de ganho econômico e produtivo.
“Ao melhorar a digestibilidade, o agZyme reduz a necessidade de inclusão de ingredientes caros, o que representa economia significativa em reais por tonelada de ração, aprimorando o desempenho das aves e aumentando a eficiência do sistema de produção”, sintetiza o executivo.
Há também benefícios na saúde intestinal. O produto reduz o substrato não digerido disponível para bactérias, diminuindo, assim, os desafios sanitários associados ao excesso de nutrientes no trato digestivo.
Desenvolvimento
O agZyme é fruto do compromisso da Agroceres Multimix com a inovação, a sustentabilidade e a eficiência produtiva, destaca Patrícia Marchizelli, gerente Técnica de Aves da empresa. “O produto se conecta diretamente com a visão da empresa para o setor”, afirma.
Segundo ela, o uso de enzimas na nutrição de aves já é uma prática consolidada. Porém, diante do aumento dos custos das matérias-primas, a companhia passou a introduzir novas enzimas nas formulações, além da fitase e da xilanase, com o objetivo de reduzir custos e ampliar o aproveitamento dos nutrientes.
O uso combinado dessas enzimas mostrou resultados ainda mais promissores comparado ao emprego isolado, o que motivou o desenvolvimento do agZyme, reunindo cinco enzimas em um único produto, para facilitar a aplicação nas fábricas de ração dos clientes.
“Enxergamos uma oportunidade clara”, insere Flávio Ruiz.
Como explica o gerente nacional de Aves, os nutrientes mais caros das rações são energia, proteína e fósforo. Nesse sentido, foi identificado espaço para uma solução que atuasse de forma conjunta nesses três pontos, algo até então inexistente no mercado.
Assim, o agZyme surgiu para oferecer ao cliente uma ferramenta capaz de reduzir custos; seja liberando fósforo, melhorando o aproveitamento da proteína ou aumentando a digestibilidade da energia.
O produto é composto por enzimas específicas, produzidas individualmente, e não por um simples blend resultante de uma fermentação única. “Isso garante qualidade e robustez nos resultados”, garante Flávio Ruiz.
O Centro de Pesquisa da Agroceres Multimix possibilitou validar, de forma consistente, a matriz nutricional do produto em aves criadas no Brasil e em condições de clima tropical.
Além disso, foram conduzidos estudos em gaiolas de digestibilidade para mensurar o aproveitamento adicional dos nutrientes com o uso da enzima. Essa metodologia permitiu cálculos muito mais assertivos sobre o valor nutricional do agZyme.
Outro ponto importante foi a avaliação individual de cada grupo de enzimas, com a seleção das melhores disponíveis no mercado antes da formulação do blend final.
Dessa forma, o produto traduz a filosofia da empresa e de todo o grupo Agroceres de desenvolver tecnologia, validar de forma robusta, entregar com qualidade e garantir resultados ao cliente.
“O agZyme representa a busca constante da Agroceres Multimix por inovação, eficiência e entrega de valor ao produtor”, conclui Flávio Ruiz.
Acesse o hotsite e confira todos os detalhes do agZyme: agroceresmultimix.com.br/agzyme.
“O agZyme é fruto de anos de pesquisa, acompanhamento de mercado, seleção criteriosa de fornecedores e do envolvimento de uma equipe especializada”, afirma Flávio Ruiz.
“O agZyme reafirma o propósito da Agroceres Multimix de oferecer soluções de alta performance ao agronegócio brasileiro”, sintetiza Patrícia Marchizelli.