A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) validou o relatório do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar e Agrícola (Senasa) que declara a Argentina como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade.
Na semana passada, o país informou o encerramento do último surto da doença em aves comerciais e comunicou o órgão internacional para recuperar o status.
A validação da situação sanitária na Argentina pela OMSA tem como objetivo a recuperação dos mercados para exportação de produtos avícolas do país sul-americano fechados desde a identificação do primeiro foco em criação comercial. O Senasa atua para que esses destinos reconheçam o zoneamento em caso de novos registros.
Foram 18 focos de gripe aviária em criações comerciais na Argentina. Desde junho, não foram detectadas novas ocorrências nesse tipo de granja.
Na última semana, o Senasa informou a confirmação de dois casos de gripe aviária em mamíferos marinhos. Os focos foram identificados em lobos marinhos nas províncias de Terra do Fogo e Rio Negro.