Aumento de produção de ovos com rigoroso processo de qualidade

A inflação e a queda da renda dos brasileiros têm provocado a redução do consumo de carnes de diferentes espécies. Uma rica fonte de proteína e ingrediente de diversos pratos, os ovos têm sido um excelente substituto desses alimentos, cujo consumo aumentou 8,5% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para atender à demanda aquecida, a Katayama Alimentos aumentou a produção em 25% no ano passado. A exigência por qualidade, no entanto, eleva-se conjuntamente.

Alcançar esse índice de crescimento só é possível porque a Katayama Alimentos investe fortemente em tecnologia e biosseguridade, o que permite levar ao mercado ovos in natura, líquidos e em pó sem riscos à saúde dos consumidores. “Temos como base o tripé preparo, investimento e conhecimento. Além disso, um trabalho focado na saúde e não na doença das aves”, afirma Gilberto Katayama, Diretor de Operações do Grupo Katayama.

O alto nível de eficiência da companhia em todas as etapas da produção é uma resposta à evolução do mercado, que não tem mais espaço para produtores que negligenciam os cuidados durante a produção. “Saúde é coisa séria e primar pela qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores é condição essencial para a existência, desenvolvimento e perenidade de qualquer empresa dessa cadeia”, afirma Gilberto. “Zelar pela excelência dos ovos que produzimos faz parte da cultura da empresa e está disseminada entre nossos colaboradores”, completa.

Bem-estar animal

O aumento das vendas da Katayama Alimentos não é fruto somente do aquecimento do mercado, mas também da qualidade oferecida pela marca, essencial para a conquista de novos clientes – no Brasil e no mundo. Ovos e aves não são todos iguais e a saúde animal é tratada com rigor pela empresa desde o nascimento das poedeiras. As aves crescem em ambientes climatizados, tranquilos e sem contato com outras espécies de animais, com acesso à água tratada e alimentação balanceada produzida sob total supervisão na própria unidade industrial da empresa.

O manejo em todas as etapas do processo atende a cuidadosos protocolos e ocorre em ambientes dotados de ar livre de agentes patogênicos, sob temperaturas ideais para cada fase de vida dos animais, e segue um programa de vacinação eficiente, colocando a Katayama Alimentos no altíssimo nível de segurança esperado na cadeia alimentícia.

Além do básico

A Katayama Alimentos desenvolveu um programa próprio de biosseguridade, que reúne procedimentos técnicos, conceituais, operacionais e estruturais com vistas a prevenir ou controlar a contaminação dos rebanhos avícolas por agentes infecciosos que possam afetar a produtividade e a saúde dos consumidores. O programa compreende controle de trânsito e de vetores, tratamentos de resíduos, monitoramento laboratorial, auditorias, educação continuada e plano de contingência, entre outros aspectos.

Nenhuma etapa da produção é excluída do programa de biosseguridade, que inclui limpeza, higienização e desinfecção de todos os processos e ambientes, por meio de medidas sanitárias severas direcionadas a colaboradores, visitantes, fornecedores e prestadores de serviços, abrangendo vestimentas, desinfecção dos calçados e higienização das mãos de todos que têm acesso ao ambiente produtivo, além de medidas de monitoramento e controle aplicadas durante toda a vida das aves. Esses cuidados permitiram que a empresa eliminasse o uso de qualquer antibiótico nas aves.

Os ovos são produzidos sem qualquer contato manual, passam individualmente por lavagem, higienização e inspeção e recebem banho de luz ultravioleta em câmara específica para a eliminação de fungos e bactérias nocivos à saúde. Ovos com microfissuras são excluídos e aqueles perfeitos passam por sistemas de rastreamento, que registram informações relativas à data de produção e o lote.

A Katayama Alimentos atende a todas as normas e leis vigentes no setor de alimentos, como o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está alinhada às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e às Boas Práticas de Produção (BPP).

Outro diferencial são as certificações obtidas, como a Brand Reputation through Compliance (BRCGS), norma global que visa garantir a segurança dos alimentos e tem aprovação da GFSI (Global Food Safety Initiative); e a Certificação Halal, para o mercado islâmico, que chancela as boas práticas e favorecem a entrada da marca em diferentes regiões do mundo.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp