Balanço da evolução da IAAP no País nos últimos sete dias

Nos sete dias transcorridos entre a segunda-feira passada (16 de outubro) e ontem (domingo, 22), o Serviço Veterinário Oficial registrou cinco novos casos de IAAP, um deles envolvendo novamente mamífero aquático e os demais aves silvestres marinhas.

Com essas confirmações, o total de casos em pouco mais de cinco meses subiu para 132, sendo 125 em aves silvestres, quatro em mamíferos aquáticos e três em criações de subsistência – estes últimos já encerrados.

O quarto caso de mamífero aquático afetado pelo vírus da IAAP – e que voltou a envolver um leão marinho da Patagônia – só teve uma diferença em relação aos casos anteriores do gênero: a localização. Pois as três confirmações anteriores ocorreram em praias gaúchas. Esta última, teve como local as praias do município catarinense de  Garopaba, no sul do Estado.

Porém, em se tratando de ave silvestre marinha, o que mais chamou a atenção na semana foi a confirmação de um caso de IAAP na cidade fluminense de Petrópolis. Porque, em essência, não se trata de região praiana e o município está a grande altitude.

Também não é caso único. Em julho deste ano, o Serviço Veterinário Oficial confirmou a ocorrência de foco similar na cidade de São Paulo – como em Petrópolis, um Trinta Réis Real recolhido em um condomínio do bairro de Pirituba, segundo a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Petrópolis, onde o caso mais recente foi detectado, demonstrou estranheza com a ocorrência, observando que “a procedência do animal está sob investigação, pois a espécie não é comum no município, sendo mais frequente na Região dos Lagos” (na verdade, ao longo de toda a costa brasileira, do Sul ao Norte do País).

Mas esta segunda ocorrência do gênero serve para confirmar que, eventualmente, as aves silvestres marinhas podem se desviar do litoral e interiorizar-se. Pior se estiverem infectadas pelo vírus da IAAP.

Ou seja: é preciso reforçar ainda mais a guarda.

 

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp