Chile registra primeiro caso de gripe aviária em mamífero marinho

Autoridades de saúde chilenas detectaram o primeiro caso de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) em um mamífero marinho depois que um leão-marinho de 250 quilos foi encontrado encalhado em uma praia do norte com problemas respiratórios.

“Este é o primeiro caso de um mamífero marinho afetado por este vírus no Chile”, disse a agência de pesca e aquicultura do país, Sernapesca, na noite de quinta-feira (16), depois que o caso foi detectado na região norte de Antofagasta.

A agência observou que casos em leões marinhos foram detectados nos Estados Unidos e no Peru. No Chile, também foi detectado um caso em um pinguim.

“O caso corresponde à variante do vírus que já foi detectada em aves silvestres em 11 regiões nacionais, e também está presente em países como Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Argentina, Uruguai, entre outros”, disse Sernapesca.

A gripe aviária é uma doença viral contagiosa que afeta aves domésticas e selvagens, sem cura conhecida. Ocasionalmente, foi detectado em casos isolados em mamíferos e humanos , embora o risco para humanos seja baixo.

Os avicultores que detectam a infecção em seu rebanho geralmente abatem todas as suas aves para evitar a propagação do vírus.

O Serviço de Agricultura e Pecuária do Chile (SAG) detectou o vírus em uma ave selvagem na região central de O’Higgins no início de janeiro. Desde então, foi detectado em 21 espécies de aves aquáticas selvagens, sendo o pelicano o mais afetado.

No início da semana passada Argentina e Uruguai confirmaram seus primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres, juntando-se a outros países da região que detectaram a doença.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp