Confirmado novo caso de IAAP em ave de subsistência

No sábado (15), após quase três semanas sem registros do gênero, o laboratório de referência do MAPA confirmou novo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em ave de subsistência. O anterior, primeiro do gênero, foi registrado no Espírito Santo. Este último, em Santa Catarina, no município de Maracajá. A ave afetada é uma galinha.

Maracajá está localizado no extremo sul catarinense, microrregião de Araranguá, e integra os municípios da Região Turística Caminho dos Cânions. Além, portanto, de se encontrar em local relativamente isolado, está distante dos centros avícolas do estado, a quase totalidade deles localizada no Oeste de Santa Catarina.

O novo caso não afeta e nem altera o status brasileiro de país livre da IAAP. Porém, gera expectativas no setor avícola, devido ao caso anterior, registrado no Espírito Santo.

Com mais este registro, o número de focos confirmados no espaço de dois meses (o primeiro registro data de 15 de maio) subiu para 64. Desse total, apenas dois se referem a aves de criações de subsistência. Os demais, quase 97% do total, envolvem aves silvestres, particularmente os Trinta Réis (Real, de Bico Vermelho, Boreal, etc.).

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp