Em maio último o produtor de ovos alcançou bons preços na comercialização do seu produto. Mesmo assim, o preço médio absorveu retrocesso mensal de 3,9%, enquanto em comparação com maio do ano passado houve incremento expressivo de 31,7%.
O produtor de milho, por outro lado, sofreu menor retração mensal na comercialização do seu produto. No mês, a comercialização da saca do grão sofreu retrocesso de 1,2% no preço médio. Porém, diferente da venda de ovos que apresentou significativo incremento em doze meses, o grão sofreu queda de 11,4% no preço médio.
Considerando os preços médios alcançados na comercialização de ambos os produtos, houve leve piora mensal de 2,7% no poder de compra do avicultor que precisou de 11,9 caixas de ovos para adquirir a tonelada do insumo. Embora tenha apresentado significativa melhora em relação a maio do ano passado, o poder de compra ainda apresenta perda de 7,3% em relação ao volume histórico dos últimos 12 anos que aponta para o mês uma necessidade de apenas 11 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.