Frente às altas expressivas dos custos de produção, a ABPA vem promovendo uma série de ações buscando reduzir os impactos do quadro de forte especulação sobre os preços dos insumos (milho e soja).
Uma destas frentes de ação está na disponibilização da informação pública das compras futuras de grãos, em modelo semelhante ao que ocorre em outros grandes produtores, como os EUA.
Estão em tratativas, também, medidas técnicas, mercadológicas e tributárias para a facilitação das importações sob as diversas vias. Um exemplo é o pedido pela suspensão de impostos que impactam as importações de grãos de nações extra-MERCOSUL.
A busca por insumos alternativos também está entre as linhas de trabalho, com um trabalho em conjunto com a EMBRAPA, para o fortalecimento das culturas de cereais de inverno em substituição ao milho.
A logística dos insumos, como recursos para armazenamento e construção de armazéns, e a viabilização de uma ferrovia que traga insumos do Centro-Oeste para o Sul, estão na pauta de trabalho da ABPA.
O estímulo da venda a balcão completa o conjunto de medidas solicitadas pela associação ao MAPA.