Em São Paulo, IZ atua no desenvolvimento de pesquisas em diferentes sistemas de produção avícola


Instituto possui um dos únicos laboratórios do país que realiza avaliação de qualidade de ovos

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui um dos únicos laboratórios do país que realiza avaliação de qualidade de ovos, recebendo amostras de diversos estados brasileiros e Centros de Pesquisas, que utilizam deste relevante serviço. O Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia (LAAVIZ) oferece serviços para análise da qualidade de ovos comerciais [férteis e inférteis] com auxílio do equipamento DET6000-EGGTESTER. O local está de portas abertas para transferência de tecnologias desenvolvidas para a avicultura paulista e brasileira.

Colaborando com diferentes grupos de pesquisa e indústria no desenvolvimento de soluções tecnológicas, a equipe do IZ atua no desenvolvimento de pesquisas em diferentes sistemas de produção avícola; bem-estar animal; qualidade de ovos; biotecnologia; indicadores de saúde intestinal e avaliação de métodos substitutivos ao uso de antimicrobianos; contribuindo para os avanços tecnológicos da avicultura, o desenvolvimento econômico do país e a alimentação da população.

O pesquisador do IZ, José Evandro de Moraes, doutor em epidemiologia [bem-estar animal], destaca que “há muitas perguntas que só a pesquisa poderá responder, e há uma alta demanda para produtos orgânicos e livres de antibióticos.”

“Os trabalhos do IZ visam fortalecer o setor avícola, com aumento da produtividade, unificando bem-estar animal, qualidade e saudabilidade dos produtos avícolas”, ressalta Evandro.
Fonte de vitaminas e minerais, a carne de frango é reconhecida como uma proteína leve, saudável e com baixo índice de gordura. Está presente na mesa das famílias brasileiras e do mundo todo pela versatilidade. O frango hoje participa de variadas festividades, sendo um dos alimentos mais acessíveis por diferentes classes sociais. Com sabor diferenciado, é frequente nos churrascos, em cortes comuns como asinha, coxa, sobrecoxa, tulipa e coração.

Mercado

As vendas de carne de frango para o mercado internacional [considerando todos os produtos, entre in natura e processados] totalizaram 4,6 milhões de toneladas em 2021, maior volume já registrado pelo setor em um único ano, conforme dados do Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Já o Brasil produz 14,329 milhões de toneladas de carne de frango, exporta para 151 países e o consumo per capita é de 45,56 quilos por habitantes, segundo a ABPA 2022.
No estado de São Paulo, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura, em 2020, foram criados mais de 125 milhões de cabeças de frangos.

Além de a produção brasileira contribuir para a segurança alimentar de inúmeros países, ela é uma importante fonte de renda para milhares de produtores e famílias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

OVO-01

Com 22 anos de mercado a GI-OVO é sinônimo de inovação na produção de ovos

Em duas décadas já foram vendidas mais de 280 milhões de bandejas EggsCargo para 116 países. Página 12.

OVO-02

Soluções da Agrosys garantem maior produtividade para avicultura de postura

Há 25 anos a empresa fornece soluções tecnológicas de gestão integrada para toda a cadeia agroindustrial. Página 14.

OVO-03

ENTREVISTA: Ricardo Nicodemos e os desafios da comunicação no agronegócio

Novo presidente da AMBRA, para o biênio 2022/2023, terá como principal objetivo fortalecer a comunicação entre os elos da cadeia produtiva. Página 18.

grafico (3)

Em receita, houve elevação de 80%, com US$ 18 milhões registrados ao longo dos 12 meses de 2021, contra US$ 10 milhões em 2020. Página 22.

OVO-04

Bronquite infecciosa em ovos e como ela afeta a produção

A BIG está disseminada por todo plantel avícola nacional, sendo a principal causa de doença respiratória em aves industriais e responsável por enormes perdas econômicas. Página 24.

OVO-05

Mercado externo representa oportunidade para produtores de ovos

O consumo de ovos tem se mostrado bastante diversificado, segmentado em mercados específicos, com um público particular e disposto a pagar um valor maior pelo produto. Página 28.

OVO-06

Pesquisa elabora método de manipulação segura de ovos em pequenas produções

O método de limpeza de ovos é uma alternativa para agricultores familiares e aumenta a qualidade do produto e a segurança dos produtores e dos consumidores. Página 32.

OVO-07

ESPECIAL: Mulheres no Agronegócio

Para comemorar o mês da mulher, a revista do OvoSite dá voz a algumas representantes do setor, que compartilham sua história e brilhante jornada dentro do agronegócio. Página 38.

Open chat
Fale agora no WhatsApp