Em um mês Paraná registrou sete casos de gripe aviária, todos no litoral

No dia 26 de junho o Paraná confirmou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) neste ano. A detecção foi em uma ave silvestre na cidade de Antonina, no litoral do estado. De lá pra cá, sete casos foram confirmados, todos em aves silvestres: dois em Guaraqueçaba, um em Paranaguá e três em Pontal do Paraná. Ao todo, 174 investigações já foram realizadas no estado. Nos casos prováveis de gripe aviária, 15 amostras foram coletadas.

Há também os casos descartados, sete no total. Quatro no litoral, e outros três no Oeste: dois em Dois Vizinhos e um em Nova Prata do Iguaçu. Segundo o painel de controle do Ministério da Agricultura e Pecuária, nenhuma investigação está em andamento, mas a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou que segue monitorando o avanço da doença.

Em todo o Brasil, mais de 1,5 mil investigações foram realizadas, 348 amostras coletadas e 67 focos confirmados. Há ainda sete investigações em andamento.

Para Willian Barbosa Sales, biólogo, Doutor em Saúde e Meio Ambiente e professor da Uninter, os casos já confirmados são um sinal de alerta.

Na última semana o Ministério da Agricultura e Pecuária orientou os declarar emergência zoossanitária por conta da gripe aviária. O Paraná ainda não definiu. Está marcada para esta terça-feira (25) uma reunião do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária para decidir sobre isso.

O especialista afirma que apesar de assustar a população, o estado de emergência é preventivo.

A orientação para a população em geral é de não manipular aves silvestres mortas ou com sinais clínicos da doença.

Todas as suspeitas de Influenza Aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente, pessoalmente nas unidades locais ou no site www.adapar.pr.gov.br.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp