Entidades e Serviço Oficial se reúnem para avaliar o ano de entrada da Influenza Aviária em aves silvestres no RS

Na última sexta feira, 06 de outubro, gestores do Comitê de Enfrentamento e Prevenção a Influenza Aviária do RS e Fundesa se reuniram na sede da O.A.RS (Asgav/Sipargs) para uma avaliação das atividades no ano de 2023 e definir novas ações e diretrizes para os próximos meses e próximo ano.

Passados 10 meses do ano de 2023, marcado pela entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil, gestores do comitê de enfrentamento e prevenção a Influenza Aviária se reuniram para uma análise retrospectiva do ano, avaliando as ações e atividades realizadas e definindo novos passos para o fortalecimento da defesa sanitária no estado.

Na ocasião, representando o Ministério da Agricultura participaram o Dr. Luiz Otávio Amaro da Silveira, Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal e a Dra. Tais Barnasque, Auditora Fiscal Federal Agropecuário do Departamento de Saúde Animal, onde fizeram um report das ações e atividades realizadas no ano destacando a interatividade do Serviço Veterinário Oficial e iniciativa privada frente às diversas ações realizadas e que garantiram o isolamento e erradicação do único foco de I.A em aves silvestres detectado nas proximidades da reserva ecológica do Taim.

A Dra. Ananda Kowalski e Dra. Grazziane Rigon, Fiscais Estaduais Agropecuários da SEAPI/RS, fizeram uma avaliação das ações realizadas reiterando a importância da interatividade entre Serviço Veterinário Oficial e setor avícola, mas também fizeram algumas ponderações sobre a necessidade de melhor eficácia na adoção das medidas de biosseguridade em alguns estabelecimentos avícolas.

Por parte do FUNDESA, o Presidente Rogério Kerber registrou que o fundo sempre atendeu com prioridade as demandas do Serviço Veterinário Oficial e Iniciativa Privada para ações de enfrentamento da I.A e que continua a disposição para manter o respaldo no que se refere a recursos e mobilização.

O Presidente do Conselho Diretivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), Nestor Freiberger, também fez suas avaliações do ano e reforçou que é preciso união de esforços para proteger nossa avicultura e a sanidade avícola que é um patrimônio para o estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O Secretário adjunto da SEAPI/RS, Dr. Márcio Madalena, registrou a importância de comunicar para o exterior ações e programas de sanidade que são adotados no Estado e que tem garantido a sanidade no plantel avícola comercial.

“Este encontro cumpriu com o propósito previamente definido, pois conseguimos avaliar as atividades realizadas até o momento no que se refere ao enfrentamento à Influenza Aviária e definir outras atividades que farão parte de nossas ações futuras”, comentou José Eduardo dos Santos – Presidente Executivo da O.A.RS (Asgav/Sipargs)

Durante a reunião também foi abordado os casos recentes de I.A em animais marinhos, onde SEAPI, MAPA e Prefeituras das regiões onde foram encontrados os animais estão adotando as medias necessárias para isolamento e contenção de possíveis focos.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp