Estimativa da safra brasileira de soja 2021/22 cai para 124,73 milhões de t

A consultoria Datagro cortou sua estimativa para a safra brasileira de soja 2021/22 de 125,10 milhões de toneladas em março para 124,73 milhões de toneladas, conforme o seu 7º levantamento de safra divulgado pela consultoria. “A produtividade caiu intensamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de recuos residuais em Minas Gerais, Distrito Federal e Pará. Com ganhos esperados apenas em Mato Grosso, Goiás e região do Matopiba”, explicou o coordenador de Grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior. Inicialmente, a consultoria estimava potencial produtivo de 145 milhões de toneladas de soja no País na safra atual. A consultoria reforçou que o fenômeno climático do La Niña trouxe “expressivo prejuízo” à safra de soja e milho de verão.

Em relação à área, a Datagro prevê que o plantio da oleaginosa tenha alcançado 41,18 milhões de hectares no ciclo 21/22, 5% mais que o semeado na temporada anterior. Em março, a consultoria previa área de 41,09 milhões de hectares para a cultura. “Com isso, o produtor brasileiro da oleaginosa ratifica o décimo quinto ano consecutivo de aumento da área plantada”, observou a consultoria.

A Datagro informou também que a colheita de soja entrou na reta final no País. Até 29 de abril, de acordo com levantamento realizado pela consultoria, 94,9% da área projetada havia sido colhida, avanço semanal de 2,2 pontos porcentuais. Na comparação com o ano passado e com a média dos últimos cinco anos, a colheita da oleaginosa está atrasada ante 96,9% colhidos em igual período de 2021 e 96,1% colhidos na média dos últimos cinco anos.

Milho – A consultoria Datagro elevou sua estimativa para a safra brasileira de milho 2021/22, incluindo produção de verão e inverno, de 118,31 milhões de toneladas previstas em março para 118,73 milhões de toneladas. Conforme o seu 7º levantamento de safra, se confirmado, o volume será 35% maior que o colhido na temporada 2020/21, de 87,72 milhões de toneladas, quando houve quebra de produção, em virtude de condições climáticas desfavoráveis. A área plantada com o cereal na safra 21/22 também foi elevada. Deve crescer 9% na comparação com a temporada anterior, de 20,47 milhões de hectares para 22,21 milhões de hectares.

Para a safra de milho verão, a consultoria aumentou previsão de produção de 24,74 milhões de toneladas para 24,80 milhões de toneladas – sendo 17,95 milhões de toneladas do Centro-Sul e 6,85 milhões de toneladas do Norte/Nordeste. Apesar da revisão positiva, se confirmada, a safra será 1% menor que o colhido na temporada anterior, de 25 milhões de toneladas. O aumento na estimativa deve-se ao avanço de 5% previsto na área destinada ao milho verão no País, passando de 4,40 milhões de hectares previstos em março para 4,60 milhões de hectares estimados agora. A área ocupada com as lavouras, se confirmada, será 4% superior à semeada na temporada anterior.

A consultoria também informou que a colheita de milho verão no Centro-Sul alcançou 95,4% da área estimada até 29 de abril, ante 92,6% na semana encerrada em 22 de abril e 93,8% na média dos últimos 5 anos.

Quanto à safra de milho de inverno, chamada de safrinha, a Datagro prevê produção de 93,92 milhões de toneladas, 50% acima dos 62,72 milhões de toneladas colhidos em 20/21. “Considerando o plantio antecipado e clima regular em fevereiro, março e primeira quinzena de abril, o potencial de produção do País para a 2ª safra é de 93,92 milhões de toneladas”, observou a Datagro. Do total, 86,20 milhões de toneladas devem ser colhidos na região Centro-Sul, em área de 15,01 milhões de hectares, e 7,72 milhões de toneladas produzidas no Norte/Nordeste, em 2,60 milhões de hectares, estima a Datagro. O aumento na produção deve-se, segundo a consultoria, à “forte elevação” na área destinada ao cereal de inverno, passando de 16,07 milhões de hectares semeados no ano passado para 17,61 milhões de hectares estimados para a safra atual (ante 17,20 milhões de hectares previstos em março).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp