Estudos mostram a importância do ovo na dieta de idosos

Rico em nutrientes, o ovo deve ser um dos protagonistas na refeição de pessoas com 60 anos ou mais

O ovo é um integrante extremamente popular dos pratos ao redor do mundo, inclusive no Brasil. E isso não é por acaso. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o consumo de ovos é muito importante, especialmente no dia a dia de pessoas que possuem uma saúde mais fragilizada, incluindo os idosos, que passaram a representar cerca de 31,2 milhões de pessoas no Brasil em 2021, segundo o IBGE.

De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, o ovo é um alimento de baixo custo e possui diversas vitaminas e muitos minerais necessários para a manutenção da saúde das pessoas. Isso o transforma em uma das principais fontes de nutrientes das refeições. O seu custo benefício faz com que ele se torne uma boa opção de proteínas no café da manhã, almoço e jantar. Também a praticidade no preparo faz com que seja uma excelente estratégia para aumento de inclusão de nutrientes na dieta dessa categoria da população.

Nas idades superiores a 60 anos foi registrado uma inadequação de vitaminas A, D, E, cálcio, magnésio e piridoxina após análise de dados de inquérito nacional de Alimentação 2008-2009 (1). Esta deficiência de nutrientes é uma das grandes responsáveis por processos inflamatórios, que geram doenças, tão comuns em idosos. “ Assim, é importante lembrar que a união faz a força e a presença do ovo na refeição composta de verduras, legumes, frutas, alimentos integrais apresentam nutrientes como vitaminas, minerais e compostos bioativos que colaboram com o equilíbrio do organismo”, explica a nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Benefícios do ovo na saúde do idoso

Uma das funções da ingestão de ovos na alimentação é o combate a perda da musculatura nessa idade, a conhecida e temida sarcopenia (2). Assim, os idosos também podem manter o ovo como fonte de proteína, participando da alimentação de forma estratégica, somado a exercícios físicos, evitando a redução muscular e mantendo uma forma de vida mais saudável.

Outro benefício é o consumo de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que agem diretamente na proteção dos olhos contra a luz, mas a sua ingestão só é efetivada quando há a presença de gordura, que já está presente na gema. “O que os estudos mostram é que o consumo do ovo aumenta os carotenóides séricos sem alterar o colesterol (3). Um estudo realizado com idosos que consumiram 1 ovo diariamente, tiveram um aumento da luteína e zeaxantina plasmática sem elevar os lipídios séricos e colesterol (4)”, explica a especialista.

Também é importante ressaltar que, para uma proteção maior da sua visão, é necessário ter outros hábitos saudáveis, como não fumar, proteger os olhos dos raios solares e luz azul, além de ter uma alimentação equilibrada.

O ovo pode ser consumido diariamente por idosos, lembrando que sempre é importante que haja um acompanhamento nutricional com o um profissional, que fará os ajustes necessários para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes para uma melhor qualidade de vida. É necessário ter em mente que o consumo de ovos, atrelado a um balanceamento adequado na refeição e outros bons hábitos como exercícios físicos, favorecem uma vida mais saudável.

Referências:

  1. Fisberg, RM; Marchionil, DML; Castrola, MA; Junior, EV; Araujo. MC; Bezerra, LN; Pereira, RA; Sichieril,R. Ingestão inadequada de nutrientes na população de idosos do Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev Saúde Pública 2013;47(1 Supl):222S-30S
  2. Pícoli, TS; Figueiredo, LL; Patrizzi, LJ. Sarcopenia e envelhecimento. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p. 455-462, jul./set. 2011.
  3. Yoshimi Kishimoto, Chie Taguchi, Emi Saita, Norie SuzukiSugihara, Hiroshi Nishiyama, Wei Wang, Yasunobu Masuda, Kazuo Kondo , Additional consumption of one egg per day increases serum lutein plus zeaxanthin concentration and lowers oxidized low-density lipoprotein in moderately hypercholesterolemic males
  4. Goodrow, E.F.; Wilson, T.A.; Houde, S.C.; Vishwanathan, R.; Scollin, P.A.; Handelman, G.; Nicholsi, R.J. Consumption of one egg per day increases serum lutein and lipoprotein concentrations in older adults without altering serum lipid and lipoprotein cholesterol concentrations. J. Nutr. 2006, 136, 2519–2524. 69

Sobre O Instituto Ovos Brasil

Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Sobre Lúcia Endriukaite

Formada pela Faculdade de Nutrição-Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Fitoterapia pela ASBRAN com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense), Bases Nutricionais para Atividade física (FMU), em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética (São Camilo).

Com uma vasta experiência na área de nutrição, Lúcia Endriukaite ministra palestra em escolas técnicas, universidades e em eventos do setor do agronegócio, em âmbito nacional. É responsável por pesquisas técnicas, elaboração de informativos e encartes educativos para a população e profissionais, no Instituto Ovos Brasil. Além de atender em seu consultório particular na área da educação, é docente convidada em cursos de Pós-Graduação.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp