Evento do Programa Saúde do Homem Rural reúne produtores em Braço do Norte

Incentivo ao autocuidado, troca de conhecimento e ações de preservação da saúde marcaram o encontro do Programa Saúde do Homem Rural realizado nesta semana em Braço do Norte. Cerca de 210 produtores do município sede, além de Grão Pará e de São Ludgero participaram da iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte, Prefeitura de Braço do Norte e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

Os médicos urologistas dr. Francisco Ribas Marconato e dr. Francisco Henrique Marconato conduziram as palestras com objetivo de conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o médico especialista em câncer de pele, dr. Luiz Carlos Fornaza Junior, conferiu a palestra sobre os perigos do câncer de pele, cuidados e ações de prevenção. “Tivemos palestras excelentes com profissionais que compartilharam importantes conhecimentos e cuidados. O Programa Saúde do Homem Rural gera oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida”, salientou o presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina.

Durante o evento foram realizados 210 exames de PSA e Colinesterase, além de outros exames, consultas e serviços de saúde, como explicou a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa. “Tivemos uma grande participação, mostrando o interesse dos produtores de Braço do Norte, Grão Pará e de São Ludgero. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas e isso demostra a relevância de promover programas voltados à saúde dos produtores, especialmente uma questão tão negligenciada e mistificada como é o caso do câncer de próstata e demais doenças masculinas”, afirmou.

O produtor Edilson Heidemann participou do evento e destacou a importância de momentos de conscientização. “Agradeço ao Senar e ao Sindicato que todos os anos realizam esse evento importante para desmistificar o assunto e nos motivar a participar e cuidar da saúde, nosso bem mais precioso”. Ainda, o evento contou com a presença de diversas autoridades dos municípios parceiros. Entre elas, o prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, o vice-prefeito de Grão-Pará, Murilo Kulkamp Nilsen, a secretária de Saúde de Grão-Pará, Adeise Bussolo Rohling e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braço do Norte, Adriano Schueroff.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

 O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que é uma oportunidade para os homens refletirem sobre a sua saúde e para adotarem hábitos de vida saudáveis. “A saúde do público do campo é importante e merece atenção, por isso sempre estará entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC”, afirmou Pedrozo.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o programa vem promovendo melhor qualidade de vida para a população rural, pois contribui para facilitar o acesso a serviços de saúde por meio de oferecimento de consultas, exames e orientações gratuitas. “A cada edição realizada percebemos a adesão do público e a importância de continuar promovendo programas de preservação à saúde”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO SAÚDE DO HOMEM RURAL EM SC

 

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Água Doce (espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Parceria: Sindicato Rural de Água Doce

 

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Centro Comunitário, sede em Major Vieira

Horário: 7h30 as 13h

Supervisora regional do Senar/SC: Carine Weiss 

Parceria: Sindicato Rural de Major Vieira

 

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Parque de Exposições de Alfredo Wagner

Horário: 8 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Stephanye Fanton

Sindicato Rural de Alfredo Wagner

 

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da Paróquia São João Batista, em Imaruí

Horário: Das 7h às 14 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Imaruí

 

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Santa Rosa de Lima (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Rio Fortuna

 

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Vargem Bonita (Espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Sindicato Rural de Catanduvas

 

30/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local:  Arroio do Silva (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Araranguá

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp