Fatores de risco adicionais nos surtos de Influenza Aviária

Criar aves em locais próximos de santuários de aves selvagens, ter aves aquáticas perto dos aviários ou, ainda, estar em áreas normalmente sobrevoadas por aves migratórias são alguns dos maiores fatores de risco para a avicultura comercial.

Mas como ressaltou Amy Delgado, Diretora do Centro de Epidemiologia e Saúde Animal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), há fatores aparentemente menores, geralmente despercebidos, que acabam representando igual risco.

Falando em recente webinar, Delgado apresentou os resultados de recente pesquisa efetuada pelo USDA. Mostrou, por exemplo, que a baixa frequência na lavagem de veículos é fator de risco. E recomendou: “mesmo que a granja não disponha de um local de lavagem permanente, aumentar a limpeza dos veículos ajuda muito”.

Outra questão preocupante, mencionou, é a inexistência de pessoal dedicado especificamente a um determinado galpão. “Não é ideal que os trabalhadores se desloquem normalmente entre os galpões ou tenham liberdade para entrar em qualquer galpão”, observou.

A falta de um portão na entrada da granja também foi apontada como fator de risco. A simples colocação de um portão pode ser importante auxiliar em diversas medidas de biossegurança. Como, por exemplo, limitando a entrada de visitantes ou implementando padrões de tráfego redutores de risco.

“Não que a existência de um portão seja algo mágico, mas dispor de uma entrada específica e controlada já indica existir muita infraestrutura”, comentou a Diretora do USDA.

Também são mencionados como fatores de risco o compartilhamento de caminhões, carretas, caçambas e outros veículos entre granjas, a baixa frequência no corte da grama ou na poda de vegetais em torno dos aviários, o envio de aves mortas para renderização e, ainda, a presença de roedores.

“Algumas dessas ocorrências significam carência de manutenção, podendo atrair aves silvestres”, observou Delgado.

Na pesquisa o USDA constatou também que uma das principais formas de manter as aves silvestres distantes do ambiente de criação consiste em recolher imediatamente os derramamentos de ração e de suas matérias-primas – onde quer que eles ocorram, ou seja, não apenas junto ou dentro dos aviários.

“Se elas tiverem chance de acessar algum alimento, mesmo que uma vez ou outra, as chances de infecção aumentam enormemente”, alertou.

O USDA desenvolveu seu estudo em granjas de poedeiras e perus e, nele, comparou as medidas de biossegurança adotadas por granja infectadas e não infectadas próximas entre si.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp