Fórum sobre Influenza Aviária aborda pontos importantes dos focos no País

“Houve uma evolução da cepa viral que acometeu outras aves nunca afetadas antes tornando este vírus mais versátil e agressivo.” Com esta frase, o Gerente Técnico Regional da Aviagen América Latina, Mário Sérgio Assayag, iniciou a conversa que reuniu grandes especialistas em Influenza Aviária, ontem, das 19h às 21h. A live, transmitida pelo site www.agroexperts.com.br/forum2906, abordou o assunto que vem preocupando todos os envolvidos na cadeia de produção de frangos.

O Fórum Influenza Aviária: Estratégias para Diminuir os Riscos e Impactos no Brasil reuniu um time de peso, como a coordenadora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Tabatha Lacerda; o Diretor Executivo da Associação de Avicultura do Espírito Santo (Aves), Nélio Hand, estado que registrou os primeiros focos da Influenza Aviária no País; o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Jansen de Araújo, pHD em Influenza Aviária, além de Mário Sérgio. O programa contou com a mediação do presidente da AgroExperts, Ariel Antônio Mendes, médico veterinário pHD com mais de 40 anos de atuação, que também é presidente da Facta (Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícola).

O primeiro foco

Hand contou que, como estado que primeiro detectou a doença no país, o Espírito Santo abriu suas fronteiras e recebeu técnicos provenientes de diversos lugares, para auxiliar na detecção e orientações referentes à conduta da doença. “Em todo ciclo, temos, no estado, a presença destas aves migratórias e, rapidamente, isolamos as ilhas de reprodução, para evitar contato da população”, afirmou, ressaltando o importante apoio que o estado também teve da ABPA e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Entre as ações da ABPA estão a comunicação rápida para que a divulgação seja eficiente em todo país. “ O Mapa divulga, diariamente, duas atualizações, e nós fizemos um hotsite didático com diversas informações e orientações, que é o https://brasillivredeia.com.br/, para que a população possa acompanhar de perto o quadro desta doença no Brasil”, ressaltou a coordenadora técnica da ABPA.

Desde que a Influenza Aviária foi detectada no mundo, esta é a primeira vez que o Brasil lida, de perto, com a disseminação da doença em solo nacional. O monitoramento por parte de cientistas, de aves migratórias e silvestres, tem sido feito há mais de 20 anos, segundo Jansen. “Esperávamos que esta variante chegasse ao País desde o início do ano. A grande preocupação é a agressividade desta cepa que está acometendo também mamíferos em algumas regiões na América do Sul e do Norte”, ressaltou.

Diante deste cenário, os especialistas são uníssonos em dizer que cuidados de biosseguridade são essenciais neste momento para que o vírus não acometa a produção comercial, já que o Brasil é, atualmente, o principal exportador de frangos do mundo.

 

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp