Governo argentino diz ‘avaliar’ suspensão da exportação de milho

O governo argentino afirmou nesta quinta-feira, 7, que analisaria a decisão de suspender temporariamente as exportações de milho após reunião entre o ministro da Agricultura e os líderes das principais associações agrícolas do país.

O ministério da agricultura afirmou em nota que foram firmados acordos para garantir o abastecimento doméstico de milho e amortecer os preços locais contra as oscilações dos mercados internacionais.

“As autoridades nacionais ficaram satisfeitas com os acordos alcançados e indicaram que avaliariam os volumes indicados para determinar se uma decisão pode ser tomada para reabrir os registros de exportação”, disse.

O ministro da Agricultura, Luis Basterra, saudou “um avanço importante” ao ter um compromisso entre o governo e a indústria para “ajudar a desacoplar os preços internos da dinâmica dos preços internacionais”.

O governo argentino anunciou na semana passada uma suspensão de dois meses nas exportações de milho do terceiro maior fornecedor do mundo, em uma tentativa de controlar os preços domésticos dos alimentos em meio a uma longa recessão e a pandemia de COVID-19.

No entanto, fazendeiros e outros integrantes da cadeia de milho da Argentina tradicionalmente se opõem a esse tipo de intervenção nos mercados. Eles argumentaram que não havia falta de milho na Argentina e ameaçaram entrar em greve a partir de segunda-feira se a decisão não fosse revertida.

Os participantes da reunião com o governo foram a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a Câmara CIARA-CEC das Empresas de Exportação Agropecuária e a Câmara da Indústria do Milho MAIZAR, informou o Ministério da Agricultura.

Gustavo Idigoras, chefe do CIARA-CEC, disse à Reuters em uma mensagem após a reunião: “Esperamos que o governo cancele as restrições à exportação o mais rápido possível”.

As indústrias de gado e aves na Argentina usam milho para engordar galinhas e bois. O governo esperava que, ao manter mais milho no país, o custo da alimentação do gado cairia, aumentando o abastecimento doméstico de alimentos.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp