Governo de Goiás abre Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) a outros Estados

Tecnologia do Sidago permite, pelo celular, emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs) e tirar notas fiscais,

O governador Ronaldo Caiado, de Goiás, participou no início do mês da solenidade de cessão de uso do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) a outros Estados. A videoconferência reuniu representantes de 14 unidades da Federação. A ação contribui para o cumprimento das prerrogativas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a garantia de que todo produto agropecuário nacional esteja protegido do risco de pragas e enfermidades.

A tecnologia do Sidago foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a vida do produtor rural, uma vez que pelo celular é possível emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), tirar notas fiscais, fazer a declaração de vacinação contra aftosa, cadastro de lavouras, autorização para aquisição de mudas, dentre outros.

Durante o evento on-line, realizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Caiado celebrou a oportunidade que o Estado tem de compartilhar seu know how para que “esse modelo seja implantado no maior número de lugares”. O acordo de cooperação, segundo o governador, representa um importante avanço tecnológico para o setor agrícola e para a economia do Brasil. “Naquilo que pudermos contribuir, contem com o Governo de Goiás”, enfatizou.

Plataformas tecnológicas com performance consolidada, como no caso do Sidago, permitem aos órgãos executores de sanidade agropecuária o acesso à informações com agilidade e segurança para subsidiar ações estratégicas. O recurso possibilita também o controle informatizado para acompanhamento do trânsito de produtos agropecuários no país com a finalidade de evitar incidentes sanitários. Os detalhes foram apresentados na videoconferência pelo diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Augusto Amaral.

“Nós faremos a implementação no Estado demandante e, a partir de então, cada unidade da federação segue com a manutenção e o desenvolvimento”, explicou o presidente da Agrodefesa, José Essado. Ainda de acordo com ele, todo o trabalho da área de TI da agência tem como fim único desburocratizar, modernizar e agilizar os serviços oferecidos aos produtores.

Plataforma Sidago

O Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás foi desenvolvido pela equipe de TI da Agrodefesa com investimentos feitos em tecnologia ao longo dos últimos anos pelo governo estadual. Desde 2019, o Tesouro Estadual realiza o repasse anual de R$ 1,4 milhão de investimentos à Agência. A plataforma integra informações estratégicas de defesa agropecuária animal e vegetal, acompanha em tempo real o trânsito agropecuário e permite ao gestor a tomada assertiva de decisões.
Em janeiro de 2020, o sistema passou a oferecer mais uma forma de acesso ao produtor rural. Na data, o governador Ronaldo Caiado lançou o aplicativo do Sidago, durante visita à sede da Agrodefesa. Com a iniciativa, na palma da mão, de qualquer lugar do país, pecuaristas e agropecuaristas cadastrados podem acessar a plataforma que oferece informações para a tomada de decisões estratégicas no campo.

Para usar o Aplicativo, o produtor deve possuir login e senha do Sidago. Caso ainda não possua, poderá obter uma senha acessando o site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), no ícone Sidago e depois no link Primeiro Acesso.

Participaram da solenidade de cessão de uso do Sidago representantes dos Estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Amapá, Roraima, Espírito Santo e Amazonas.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp