Com produção de até 170 mil ovos por dia, granja do interior de São Paulo aposta na padronização GS1 para ganhar eficiência, reduzir perdas e reforçar a transparência com o consumidor final.
Em meio à recente alta nos preços dos ovos no Brasil, impulsionada por fatores como o aumento nos custos de produção e o período de entressafra, algumas granjas buscam soluções inovadoras para conter os impactos e manter sua competitividade. É o caso da Granja São Marcos, que aposta na padronização e na rastreabilidade como ferramentas estratégicas para reduzir custos operacionais e oferecer mais transparência ao consumidor.
Com um plantel atual de 164 mil aves em produção — número que deve crescer para 188 mil nas próximas semanas — a granja localizada no interior de São Paulo produz, em média, 136 mil ovos por dia, com previsão de atingir 170 mil até o próximo bimestre. Para dar conta dessa escala e garantir a qualidade dos produtos, a empresa investe em um rígido controle sanitário desde a recepção das pintainhas, criadas sem uso de antibióticos, até a classificação automatizada dos ovos, realizada por peso e qualidade.
A busca por mais eficiência levou a Granja São Marcos a adotar os padrões globais GS1, que envolvem desde a codificação das embalagens com código de barras até o uso do QR Code Padrão GS1 para aumentar a rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva. “Sem esse padrão, o trabalho seria muito mais complexo e sujeito a erros. O código é essencial porque diferencia cada produto e possibilita o acompanhamento preciso ao longo da cadeia”, explica Matheus Salvador Teixeira, sócio proprietário e diretor comercial da Granja São Marcos.
Além de tornar os processos internos mais eficientes e seguros, a padronização trouxe ganhos diretos em termos de logística, controle de estoque, precificação e acesso a novos canais de venda, como marketplaces e grandes redes varejistas — que exigem identificação válida conforme os padrões GS1. “Em tempos de alta de custos, poder aplicar preços de forma mais ágil por canal e região faz toda a diferença”, destaca Teixeira.
“Ao adotar uma cadeia produtiva altamente controlada e transparente, a Granja São Marcos mostra que é possível unir eficiência, inovação e compromisso com o consumidor. E, mesmo diante de um cenário desafiador, transformar a padronização em uma importante aliada na contenção de custos e no fortalecimento da marca”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.
Oliveira: produção controlada e segurança para o consumidor
Outro ponto forte da estratégia da Granja São Marcos está nas embalagens, que trazem informações completas sobre o tipo, cor e tamanho dos ovos, além de conteúdos educativos como dicas de armazenamento, receitas e até passatempos para o público infantil. O QR Code Padrão GS1 estampado nas embalagens permite ao consumidor acessar, com o smartphone, informações detalhadas sobre o lote, data de postura, validade, curiosidades e orientações de consumo — recurso que ganha cada vez mais adesão do público, segundo a empresa.
A inovação não para por aí. A próxima etapa é a implantação do QR Code Padrão GS1 diretamente na casca do ovo, permitindo a rastreabilidade mesmo sem a embalagem. “Essa será mais uma maneira de reforçar nosso compromisso com a transparência e a qualidade”, argumenta o executivo.
Atualmente, os ovos da Granja São Marcos — comercializados com as marcas Naturegg, Turma da Mônica, Oba e Momento Mambo — estão presentes em diversos estados brasileiros, com maior concentração no mercado paulista. A empresa já foi procurada para exportar ao Oriente Médio, mas aguarda atingir volume suficiente para viabilizar a operação internacional.
Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.
Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas.