Grupo Katayama recebe Título Verde

Os investimentos realizados na produção de fertilizantes orgânicos receberam o Título Verde por sua contribuição para conservação do meio ambiente, clima e desenvolvimento sustentável.

Mais uma vez, o Grupo Katayama sai na frente no quesito sustentabilidade e obtém o Título Verde (Green Bond), atestado pela SITAWI, para os investimentos realizados na sua planta de fertilizantes orgânicos, a Terra Nascente Fertilizantes, localizada em Guararapes (SP). A SITAWI utilizou seu método proprietário de avaliação, certificado internacionalmente, que está alinhado com os Green Bond Principles (GBP) e outros padrões de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.

Os recursos da operação de emissão de nota promissória comercial que recebeu o Título Verde serão utilizados pelo Grupo Katayama para reembolso de investimentos no valor de R$ 12,6 milhões efetuados na unidade de fertilizantes orgânicos. A atividade possui impacto ambiental relevante, já que é responsável por receber os dejetos das aves poedeiras da sua planta avícola e transformá-los em fertilizante orgânico composto classe “A”, por meio do processo de compostagem, para fins agrícolas. A operação é considerada sustentável porque recolhe-se o dejeto/esterco das aves, dando-lhe uma destinação correta, que reduz, inclusive, a emissão de gás carbônico.

“A aderência aos GBP, embora seja um processo voluntário, evidencia aos diversos stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros financeiros e comunidade) a constante preocupação do Grupo Katayama com a sustentabilidade de seus negócios”, destaca Roberto Suguihara, Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Katayama.

A obtenção do Título Verde faz parte da estratégia da empresa de aprimorar os seus processos e controles para atender aos conceitos de gestão ESG – sigla em inglês que se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, mas que também pode ser um critério para investimentos. “Com isso, demonstramos a forma ética com que os nossos negócios são administrados, principalmente porque os processos avaliados para a emissão do certificado ‘verde’ contam com a referência internacional das melhores práticas de gestão sustentável, e no Brasil há pouquíssimos projetos qualificados com o título verde – cerca de 50 operações financeiras”, acrescenta Suguihara.

Benefícios ambientais tangíveis

De acordo com o parecer independente emitido pela SITAWI, a unidade de produção de fertilizante orgânico do Grupo Katayama oferece benefícios ambientais tangíveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e uma economia de baixo carbono, resiliente às mudanças climáticas.

A Katayama Alimentos obteve, segundo o processo avaliativo da SITAWI, desempenho ASG (ambiental, social e governança) confortável, com destaque para os esforços direcionados a melhorias do padrão de bem-estar animal, dispondo de espaços industriais climatizados e automatizados. Além de coletar os dejetos animais destinados à produção de fertilizante orgânico para comercialização, a empresa também realiza o tratamento de efluentes e diversas outras ações voltadas à promover a sustentabilidade em suas operações.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp