No próximo dia 18/08, será realizado, pela Comissão Técnica de Uma Só Saúde, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o “Webinar: Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – A importância na Clínica de Animais Silvestres”.
O evento on-line, voltado a médicos-veterinários e zootecnistas, servirá de alerta aos profissionais que trabalham com clínica e manejo de animais silvestres sobre a ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), em São Paulo, estado com o maior número de casos da doença em aves silvestres e de subsistência, embora nenhum registro tenha sido feito envolvendo aves comerciais.
Segundo a médica-veterinária, professora associada do Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva Aplicada, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (Fzea-USP), e integrante da Comissão Técnica de Uma Só Saúde do CRMV-SP, Helena Lage Ferreira, desde a primeira identificação do vírus no Brasil, em 2023, foram registrados 53 focos; em 2024, um; e, até julho deste ano, oito, sendo que, pela primeira vez, houve casos em aves de subsistência.
“Mas o que mais chama a atenção é que os casos estão sendo identificados no interior do Estado em áreas próximas a coleções de água, que atraem as aves silvestres, enquanto, em 2023, ficaram restritos ao litoral. Por isso, os profissionais precisam estar alertas para identificar casos suspeitos também em animais, aves e mamíferos, tanto domésticos quanto silvestres”, ressalta Helena.
Chefe do Departamento de Educação e Uma Só Saúde na Defesa Agropecuária do estado de São Paulo e integrante da Comissão Técnica de Uma Só Saúde do CRMV-SP, a médica-veterinária Maria Carolina Guido destaca, ainda, que foram diagnosticadas com a doença cinco aves silvestres nos municípios de São Paulo, Barueri, Diadema, Jaboticabal e Sorocaba e já ocorreram dois casos em aves de subsistência em Monte Azul Paulista e São Paulo.
Por isso, a programação do evento promovido pelo CRMV-SP conta com palestras sobre o panorama atual de disseminação da doença nos últimos meses, os riscos de infecção de aves comerciais e pessoas, a forma de notificação de suspeita, e qual o papel de médicos-veterinários e zootecnistas nesse cenário.
Para conferir a programação e realizar a inscrição, acesse https://crmvsp.gov.br/agenda/webinar-influenza-aviaria-de-alta-patogenicidade-importancia-na-clinica-de-animais-silvestres/
Risco de disseminação da IAAP
Para Maria Carolina, a dispersão do vírus no interior do Estado, certamente, aumenta o risco de ocorrência da doença em estabelecimentos comerciais, por isso, é preciso redobrar a atenção para medidas de biosseguridade e de detecção precoce da doença.
“Com relação ao ser humano, não tivemos casos confirmados no Estado. O risco maior de transmissão é para pessoas que manipulam as aves doentes, essa é uma das nossas preocupações, já que os médicos-veterinários clínicos podem ser demandados a atender aves com sinais clínicos neurológicos e respiratórios, podendo ser expostos à infecção. Mas até o momento, pela característica de dispersão viral, não está sendo considerado o risco de pandemia”, salienta a integrante da Comissão Técnica de Uma Só Saúde.
A professora do Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva Aplicada da Fzea-USP, no entanto, reforça que existe uma panzootia causada pelo vírus da influenza aviária, isto é, vários animais (domésticos e silvestres) de diferentes espécies em todo o mundo estão sendo infectados.
“A doença causa sérios prejuízos econômicos quando afeta aves comerciais e o Estado de São Paulo possui uma grande produção de material genético avícola e de ovos comerciais. O vírus vem sendo disperso pelos diferentes continentes pelas aves silvestres aquáticas e mais de 500 espécies de aves podem ser infectadas pelo vírus e apresentar a IAAP com diferentes manifestações. Desta forma, é importante manter as aves silvestres afastadas das criações e evitar o contato com estes animais, especialmente aqueles com sinais clínicos”, alerta Helena.
Sinais clínicos
Os sinais clínicos causados pelo vírus da IAAP podem variar de acordo com a espécie e idade da ave, quantidade e tipo de vírus. Algumas espécies de aves são mais resistentes à infecção, podem não apresentar sinais clínicos e eliminar o vírus, enquanto outras espécies são mais sensíveis.
Neste último caso, afirma Helena, podem ser observados sinais clínicos desde alterações dos índices zootécnicos em aves domésticas e sinais clínicos leves a graves em trato respiratório, digestório, reprodutor e até mesmo nervoso. “Entre os sinais clínicos leves, podemos observar conjuntivite, coriza, diarreia, e, em casos mais graves, dispneia, queda de postura, torcicolo, opistótono, incoordenação, tremor de cabeça. Em alguns casos agudos os animais podem não apresentar quaisquer sinais clínicos com altas taxas de mortalidade. As taxas de mortalidade podem variar entre 0 e até 100%, de acordo com a espécie, tipo de criação, idade das aves e carga viral.”
Maria Carolina reitera que a transmissão pode ocorrer por contato direto entre as aves (secreções nasais, oculares e fezes de aves infectadas) ou por contato indireto (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, insetos, roedores e outras pragas, cama, esterco e carcaças contaminadas).
Fundamentais na identificação da doença
Neste cenário e dentro do conceito de Uma Só Saúde, o papel do médico-veterinário clínico na identificação e notificação dos casos suspeitos é fundamental.
“Precisamos informar os médicos veterinários sobre estas diferentes manifestações e instruí-los como identificar e o que fazer quando encontrarem um animal suspeito de infecção pelo vírus. Esta rápida identificação de casos é importante para controlar o foco da doença e impedir que o vírus se dissemine para outros locais ou criações comerciais. Além disso, o vírus pode infectar as pessoas e os profissionais precisam se informar sobre como se prevenir de uma infecção também”, alerta Helena.
Para Maria Carolina, a visão de Uma Só Saúde está diretamente relacionada com a integração entre aves silvestres, aves de subsistência e humanos, podendo levar a introdução do agente nas granjas comerciais, o que promoveria um impacto econômico e comercial de grandes vultos.
“É de extrema importância que o médico-veterinário saiba identificar a suspeita de IAAP e faça a notificação o mais breve possível para que a equipe da Defesa Agropecuária realize as medidas necessárias para confirmação e contenção de eventual foco, evitando, assim, a dispersão do vírus e o acometimento de outras aves silvestres e o contato delas com os estabelecimentos comerciais, de forma a diminuir o risco de transmissão para humanos”, conclui a chefe do Departamento de Educação e Uma Só Saúde da Defesa Agropecuária do estado de São Paulo.
Influenza Aviária – Defesa Agropecuária vai abordar panorama estadual sobre a doença em webinar promovido pelo CRMV paulista
- 13 agosto, 2025
- Campinas, SP,
- -Cursos e Eventos
- Fonte: Defesa Agropecuária/SP
- Autor: Assessoria de Imprensa
Notícias Relacionadas

Entidades empresariais discutem melhorias para o Aeroporto de Chapecó com a Secretaria Nacional da Aviação Civil
Leia MaisNotícias Relacionadas

Status da Influenza Aviária no Brasil pelo MAPA (Boletim de 20 de Outubro de 2025 – 08:30 horas)
Clique aqui para acessar, no site do MAPA, a plataforma – atualizada três vezes ao

SENAR promove iniciativa inédita para levar saúde ao campo
Programa fortalece iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na promoção da qualidade de vida

GS1 Brasil e Embrapa reforçam parceria em favor do agro transparente e sustentável
Encontro “Agro em Código 2025” debate políticas públicas e legislações, conexão entre sustentabilidade e rastreabilidade,

GracyOvos: Gracyanne Barbosa realiza sonho e lança marca de ovos após virar meme
Apelidada por seguidores de ‘Gracyovos’ após revelar que comia 40 ovos diariamente, Gracyanne Barbosa transformou

Entidades empresariais discutem melhorias para o Aeroporto de Chapecó com a Secretaria Nacional da Aviação Civil
As deficiências e potencialidades do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, da cidade de Chapecó, foram

JBS é a maior entre as 500 empresas do agronegócio
Nos três primeiros meses de ações negociadas em Nova York, a empresa registrou, em média,

Conscientizar para preservar: o papel da educação no uso responsável de antimicrobianos
A prevenção à resistência aos antimicrobianos é um desafio que exige mais do que tecnologia
Últimas Notícias

La Niña reforça cenário de incertezas climáticas e alerta para manejo hídrico no agro, avalia especialista
Leia MaisÚltimas Notícias

Ministro da Agricultura destaca que fim do tarifaço reforça diálogo entre Brasil e EUA
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quinta-feira (20), que a retirada

COP 30: Sistema CNA/SENAR promove discussão sobre transparência e os desafios para agricultura tropical
O Sistema CNA/Senar promoveu na Blue Zone, um painel com debates sobre transparência e os

Brasil é superpotência mundial em pesquisa na área de alimentos, afirma diretor global de sustentabilidade da JBS
Jason Weller defende em painel durante a conferência que país pode liderar a transformação do

Morosidade na regularização atrasa implementação do Código Florestal e ameaça metas climáticas do Brasil
Novos dados do Termômetro do Código Florestal, lançados durante a COP30 em Belém, mostram que

Governo de SC envia para Alesc programa para impulsionar investimentos em até R$ 26 bilhões e gerar 40 mil vagas de emprego no campo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape),

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV
A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o segundo

Avicultura RS: exportações mantém ritmo de recuperação
O mês de outubro apresenta evolução de 8,8%. O setor agroindustrial avícola do RS, mantem

Do campo à embalagem: Mantiqueira Brasil reforça jornada rumo à economia circular
A Mantiqueira Brasil, líder em qualidade e inovação no mercado de ovos da América do

Pecuária precisa dialogar com compradores externos como cadeia, não como elo
Evento realizado pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, em parceria com a FAESP e Fundação

MBRF conclui processo para usar apenas ovos de galinhas livres com avanço no exterior
A empresa de alimentos MBRF (MBRF3) afirmou que concluiu a transição para o uso exclusivo

Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Movimentação de granéis líquidos, liderada por petróleo, disparou 21,6%; Terminais Autorizados (TUPs) crescem 13,6% no

Milho do Paraná se desenvolve bem, apesar de algumas áreas danificadas pelos ventos
Deral indica que maior parte da safra mantém potencial produtivo dentro do esperado. O Departamento

Agro atinge valorização recorde e muda os critérios de sucesso das empresas
À medida que o agro brasileiro ultrapassa os R$ 2,9 trilhões, investidores e gestores buscam

COP30: Fazendas e florestas não só podem, como devem coexistir
Painel no espaço Agrizone reuniu pesquisadores, produtores rurais e representantes do setor financeiro para discutir

Papel do setor privado se destaca na solução climática, diz diretor global de Sustentabilidade da JBS
Jason Weller pontua em evento da SB COP como colaboração e inovação podem moldar a
mais lidas dos últimos 7 dias
- Preços dos ovos caem pela 2ª semana consecutiva publicado em 24 de novembro de 2025
- Produtor de milho segue focado na semeadura; demanda está pontual publicado em 25 de novembro de 2025
- Como a biotecnologia está modernizando o sistema produtivo de proteína animal publicado em 3 de abril de 2025
- Comunidade europeia lança campanha pelo consumo exclusivo de alimentos da UE publicado em 22 de setembro de 2025
- DIA MUNDIAL DO OVO 2025: Brasil deve entrar no top 10 mundial de consumo per capita publicado em 10 de outubro de 2025
mais lidas dos últimos 30 dias
- Casos de gripe aviária na Alemanha atingem maior número em três anos publicado em novembro 13, 2025
- MBRF conclui processo para usar apenas ovos de galinhas livres com avanço no exterior publicado em novembro 19, 2025
- Mudanças climáticas elevam riscos e desafiam rentabilidade no campo publicado em novembro 10, 2025
- China sinaliza importação dos EUA, e prêmio de exportação cai no Brasil publicado em novembro 3, 2025
- Tanzânia abre mercado para 14 produtos brasileiros publicado em novembro 7, 2025
Busca por palavra chave ou data
Navegue por Categoria
Busca por palavra chave ou data
mais lidas dos últimos 7 dias
- Preços dos ovos caem pela 2ª semana consecutiva publicado em 24 de novembro de 2025
- Produtor de milho segue focado na semeadura; demanda está pontual publicado em 25 de novembro de 2025
- Como a biotecnologia está modernizando o sistema produtivo de proteína animal publicado em 3 de abril de 2025
- Comunidade europeia lança campanha pelo consumo exclusivo de alimentos da UE publicado em 22 de setembro de 2025
- DIA MUNDIAL DO OVO 2025: Brasil deve entrar no top 10 mundial de consumo per capita publicado em 10 de outubro de 2025
mais lidas dos últimos 30 dias
- Casos de gripe aviária na Alemanha atingem maior número em três anos publicado em novembro 13, 2025
- MBRF conclui processo para usar apenas ovos de galinhas livres com avanço no exterior publicado em novembro 19, 2025
- Mudanças climáticas elevam riscos e desafiam rentabilidade no campo publicado em novembro 10, 2025
- China sinaliza importação dos EUA, e prêmio de exportação cai no Brasil publicado em novembro 3, 2025
- Tanzânia abre mercado para 14 produtos brasileiros publicado em novembro 7, 2025
CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO
Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro
O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.
Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção
O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6
Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário
Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção. Pág. 32
Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura
Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.
A importância da nutrição na programação fetal de bovinos
Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

























