Marcos Montes também já presidiu bancada ruralista

Novo ministro da Agricultura prega continuidade

Como não poderia deixar de ser, o plano de Tereza Cristina para fazer seu sucessor, Marcos Montes, contou com o apoio da bancada ruralista, responsável pela indicação dela ao presidente Jair Bolsonaro em 2018. Antes, o Planalto tentou convencer o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) a desistir da candidatura ao governo gaúcho para assumir a Pasta, sem sucesso.

Ex-deputado federal por três mandatos e prefeito de Uberaba (MG) por oito anos, o médico e professor Marcos Montes também é egresso da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que presidiu em 2015 e 2016. Teve como vice Nilson Leitão, que comanda o Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que dá sustentação técnica à bancada.

“O desafio do próximo ministro, e para os próximos anos, será montar uma estratégia definitiva para o agronegócio brasileiro baseada em acordos comerciais, infraestrutura, política de renda, tecnologia e sustentabilidade”, disse o ex-ministro Roberto Rodrigues.

Marcos Montes não deverá promover grandes mudanças nos cargos de segundo escalão do ministério. Dois secretários deixarão a Pasta junto com Tereza Cristina. Jorge Seif Júnior, da Pesca e Aquicultura, sairá para concorrer nas eleições ao Congresso por Santa Catarina, e Orlando Ribeiro deixará a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais para assumir a embaixada brasileira na Espanha.

As trocas já estavam previstas. No lugar de Seif ficará seu secretário-adjunto, Jairo Gund. O adjunto de Orlando Ribeiro, Flávio Bettarello, já deixou o ministério e se juntará a ele como diplomata na Espanha. O provável substituto é Jean Marcel Fernandes, que foi diretor de Promoção Comercial e Investimentos da Pasta.

O chefe de gabinete da ministra, o ex-secretário de Política Agrícola Eduardo Sampaio, será adido agrícola em Berlim, na Alemanha. Os demais secretários devem permanecer, assim como os presidentes e diretores das subsidiárias Conab, Embrapa, Incra, Inmet e Anater.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp