Ministro Fávaro visita terminal de cargas para exportações e importações de animais e de produtos agropecuários em Viracopos

Aeroporto é o maior em valor de cargas do país e o quarto maior em passageiros

Ministro e assessores estiveram em Viracopos na tarde desta quarta-feira (Foto: Ana Maio/SFA-SP)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve nesta quarta (11) no aeroporto de Viracopos, onde conheceu a área administrativa, o terminal de carga viva para exportações e importações de animais vivos, como bovinos, suínos e equinos, além dos terminais de carga onde ficam armazenados produtos importados e para exportação.

Fávaro atendeu a um convite da chefia da Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do aeroporto e da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP). Ele esteve acompanhado do secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart.

Durante a visita, a chefe do Vigiagro em Viracopos, Rita Lourenço, explicou que pelo aeroporto de Campinas são transportados cavalos, bois, material genético avícola (pintinhos) e pets. Algumas instalações precisam ser ampliadas, em função do volume de animais vivos em trânsito ter crescido. Segundo ela, alguns ajustes também são necessários e já foram demandados à ABV (Aeroportos Brasil Viracopos), que administra o aeroporto.

Em reunião com o presidente da ABV, Gustavo Müssnich, Fávaro foi informado sobre a situação ainda indefinida sobre a concessão do aeroporto. A empresa desistiu da devolução ao governo federal e aguarda a formalização do processo que permitirá a permanência. Quando a questão jurídica for resolvida, a ABV deve avaliar a possibilidade de investir no terminal alfandegado para importação e exportação dos animais.

Fávaro visitou as instalações e também reforçou que o Mapa vai apoiar nas adequações.

Acompanhado por Rita, Goulart, pelo superintendente Guilherme Campos (SFA-SP) e assessores, o ministro teve a oportunidade de ver cavalos e pintinhos no aeroporto.

De acordo com a ABV, Viracopos é o maior aeroporto do país em valor de cargas – perde apenas para o Porto de Santos – e o quarto maior em volume de passageiros.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp