Com base nas experiências e conquistas dos anos anteriores, além de constante interação com seus associados, as Associações de Avicultores e de Suinocultores do Espírito Santo – AVES e ASES definiram seus Planos de Trabalho para 2025 nos quais traçam estratégias práticas que buscam, não apenas enfrentar os desafios, mas também impulsionar o crescimento e a competitividade da avicultura e suinocultura capixabas.
As temáticas foram avaliadas pelos Conselhos Deliberativos das duas entidades, em reuniões ocorridas no mês de dezembro, definindo os temas eleitos como prioritários. Um dos principais desafios diz respeito à sanidade, com acompanhamento das doenças e atenção a ações preventivas e preparatórias para o enfrentamento de focos. No caso da suinocultura, o suporte ao Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, monitoramento de focos e orientação sobre biosseguridade. Na avicultura, a atenção se volta para a Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Uma outra demanda dos produtores e empresas associados às entidades diz respeito às questões tributárias com ajustes na tributação, além da busca de incentivos. As Associações seguem ainda acompanhando as legislações e materiais técnicos de cada setor como também o Serviço Veterinário Oficial, colaborando e cobrando ações para melhorias.
Plano de trabalho AVES
As ações prioritárias em 2025 voltadas para a avicultura serão: sanidade, indústria e serviço de inspeção, tributário, recursos humanos e assuntos trabalhistas, abastecimento e logística. Em relação à indústria e serviço de inspeção, várias ações estão programadas, como acompanhamento e implementação da nova portaria de ovos e o auxílio junto a desafios nos estabelecimentos de ovos e de abate.
Questões trabalhistas e recursos humanos terão atenção da AVES em 2025, inclusive na realização de Seminário, em conjunto com a ASES, sobre o atual cenário de desafios com a mão de obra. O Plano de Trabalho também contempla ações de abastecimento e logística, manejo e nutrição animal, sustentabilidade, eventos, capacitações e missões técnicas, mercado e comunicação.
Plano de trabalho ASES
Dentre os principais tópicos do plano de trabalho da ASES estão as atividades voltadas à indústria e serviço de inspeção, sanidade, tributário, FNDS, recursos humanos e temas trabalhistas e ainda abastecimento e logística.
No quesito indústrias e serviços de inspeção, a Associação dará sequência ao suporte e análise de legislações e materiais técnicos e ainda inspeção em abatedouros e promoção de capacitações, conforme demanda dos associados.
Contribuições e ações ao FNDS serão fortalecidas visando o aumento do consumo da carne suína e buscando ações específicas para o ES, evidenciando as marcas dos abatedouros contribuintes. Atividades voltadas aos setores de abastecimento e logística, com o acompanhamento do mercado e questões de infraestrutura para o setor.
A ASES continuará atuando em conjunto com entidades nacionais e estaduais para viabilizar ferramentas que possam minimizar impactos de custos tributários, como PIS e Cofins das importações, por exemplo.
Nélio Hand, diretor executivo da AVES e ASES, destaca que muitas das ações possuem interesse comum tanto de suinocultores, quanto de avicultores, e nesse contexto as duas entidades trabalham de forma conjunta. “Temos a premissa do trabalho conjunto que fortalece e pode acelerar os resultados, além de viabilizar de maneira mais prática outras parcerias que buscamos em vários âmbitos para execução e acompanhamento dos temas”, esclarece.