Novo chanceler pode ser “construtor de pontes”

O novo chanceler, Carlos França, deverá ser um aliado menos controverso que Ernesto Araújo nas relações internacionais envolvendo o agronegócio. Amigo da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com quem mantém boa relação desde o início do governo, quando foram apresentados um ao outro, ele é visto pela ótica dos negociadores do agronegócio como um “construtor de pontes”, capaz de deixar a ideologia de lado e trabalhar com pragmatismo à frente do Itamaraty.

A avaliação na diplomacia é que França vai manter os pilares da política externa aprovada nas urnas com a eleição de Bolsonaro, mas de maneira mais discreta e ponderada. “O diálogo pessoal vai facilitar muito essa relação. Vamos ter um aliado no Itamaraty pelo ativismo que ele terá na reconstrução de pontes atacadas com a China e com os Estados Unidos”, avaliou um diplomata que atua no agronegócio.

A postura esperada de França pode beneficiar o setor simplesmente por evitar brigas com parceiros estratégicos – diferentemente do que fez o antecessor, Ernesto Araújo, sobretudo com a China. O aumento das exportações agrícolas para o país asiático nesse período, mesmo após ataques feitos ou apoiados por Araújo, são creditados ao trabalho de bombeiro de outros representantes do governo, como Tereza Cristina, e pelo pragmatismo de Pequim.

“Os chineses querem uma relação comercial azeitada com o Brasil para comprar commodities, pois não têm muito para onde correr”, afirmou Benedito Rosa, ex-secretário do Ministério da Agricultura. “Agora vai depender do novo ministro a consolidação de uma linha equilibrada e menos insana”, disse o deputado Fausto Pinato, coordenador da Frente Parlamentar Brasil-China.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz, disse que as relações exteriores do país nunca estiveram tão boas para os empresários rurais, e avalia como positiva a passagem de Araújo pelo Itamaraty. “Ruim não estava. Nunca se vendeu tanta soja e carne como agora. Se o mercado melhorar, não teremos como produzir para atender a demanda”, avaliou.

A saída de Araújo do Ministério das Relações Exteriores soou como um alívio para desafogar a pressão sobre Tereza Cristina, que precisou agir diplomaticamente em diversas situações criadas pelo ex-colega. Essa atuação, confidenciou uma fonte, gerou incômodo no chanceler, que temia perder o posto no Itamaraty para a ministra, e afetou a relação.

O ex-ministro, por exemplo, não conversava com o embaixador chinês Yang Wanming, com quem Tereza Cristina mantém boa relação. A ministra já parabenizou Carlos França pela indicação e disse que as duas Pastas têm muitos temas em comum a tratar. Um desejo é que o Departamento de Promoção do Agronegócio, criado na gestão de Ernesto Araújo, seja reforçado.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp