📢 Evento técnico-científico começa na próxima semana, em Campinas (SP), e terá arenas simultâneas com programação dedicada à proteína animal.
Um dos destaques será o Painel de Vacinas Autógenas, marcado para a manhã do dia 3 de setembro, sob mediação do diretor Agropecuário da Seara Alimentos, o médico-veterinário Mario Sergio Assayag Junior. Participam do encontro o diretor da Unidade de Aves da Ceva, Branko Alva; a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Hipra, Tamiris Daros Salla; o responsável técnico da Inata, José Renato O. Branco; a gerente sênior de Vacinas Autógenas da Phibro Saúde Animal, Adrienny Reis; e o gerente técnico da Vaxxinova, Gustavo Schaefer.
As vacinas autógenas, desenvolvidas a partir de amostras de agentes patogênicos (bactérias ou vírus) coletados em uma propriedade específica, são personalizadas para combater doenças já presentes na produção animal. Para Assayag, essa tecnologia é especialmente relevante quando não existem vacinas comerciais disponíveis ou quando as cepas encontradas são diferentes das contempladas nas formulações tradicionais. Ele explica que o uso das vacinas autógenas tem crescido no mercado mundial. “Para ter uma ideia, nos Estados Unidos mais de 70% das matrizes, por exemplo, utilizam vacinas autógenas. No Brasil, elas vêm ganhando espaço principalmente em casos de adenovírus e reovírus”, afirma.
Segundo o especialista, este painel vai além do debate técnico e pretende discutir o papel estratégico das vacinas autógenas. Serão abordados temas como a importância do isolamento correto dos agentes, as barreiras impostas pela legislação, as diferenças em relação às vacinas comerciais, que costumam ser a primeira escolha, e os motivos que levam ao uso pontual das vacinas personalizadas em situações específicas. “A expectativa é apresentar uma visão clara sobre os resultados que podem ser alcançados com essa tecnologia e seu impacto no manejo sanitário das produções”, pontua.
Jantar temático e atrações encerram o primeiro dia da Conferência FACTA
Ao final da programação do primeiro dia da Conferência FACTA, os participantes serão convidados para um jantar de temática italiana. A agenda social contará com apresentação de um grupo de moda de viola, oferecida pela Aviagen; sorteio de quitutes mineiros promovida pela Inata; apresentação de ilusionismo promovida pela Phibro; e a oportunidade de concorrer a um vale-viagem cedido pela CVC no dia 3 de setembro.
Mais informações: 2025 – 41ª Conferência FACTA WPSA-Brasil | Eventos