Para MAPA, em 2022 valor bruto da produção animal pode retroceder a níveis pré-pandêmicos

Em suas mais recentes projeções sobre o Valor Bruto da Produção Animal brasileira (VBPA) em 2022, o Ministério da Agricultura estimou faturamento total próximo de R$350 bilhões, resultado que significará queda de 8,5% sobre o que foi registrado no ano passado.

Nenhum dos cinco produtos analisados pelo MAPA escapa dessa queda. E os maiores retrocessos estão reservados para suínos e frangos, cujo faturamento pode retroceder mais de 17%. Vêm na sequência os bovinos e os ovos (-3,4% e -2,0%, respectivamente) e, por fim, o leite (redução de 1,4%).

Esses recuos, porém, não se limitam ao ano passado: repetem-se na comparação com 2020. E, na prática, fazem o VBPA brasileiro alcançar níveis pré-pandêmicos. Assim, apenas na comparação com 2019 é que se registra alguma expansão – de 3,8% na soma dos cinco produtos, o que representa evolução de pouco mais de 1% ao ano no triênio 2020/2022.

Mesmo assim, os dois produtos da avicultura – frangos e ovos – não participam desse incremento. Nas bases atuais, o VBP do ovo tende à estabilidade (redução de 0,1%), enquanto o frango, depois do forte avanço registrado em 2021 (quase 17,5% a mais que em 2020), tende ao menor VBP dos últimos quatro anos.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp