Produção de soja cresce no Ceará e já abastece a avicultura

Para atender toda a demanda dos avicultores, a área plantada, que hoje é de 4 mil hectares, precisará alcançar 50 mil hectares.

Apostando no avanço da produção do grão em solo cearense, o grupo Tijuca Alimentos, liderado pelo empresário Everardo Vasconcelos, comprou, neste ano, mais de 150 mil sacos de soja produzida nos municípios de Ibiapina, na Chapada da Ibiapaba, no Noroeste do Estado, e Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Quixeré, na Chapada do Apodi, na região Leste. Outras empresas avícolas do Ceará fizeram o mesmo.

Marden Alencar Vasconcelos, responsável pelas operações da Tijuca e vice-presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), diz à coluna que um terço da soja foi adquirida em Ibiapina e os outros dois terços foram comprados de produtores do Apodi.

A soja em grão, depois, digamos assim, de “cozinhada” para a eliminação das toxinas, é transformada em farelo e óleo, entrando na composição da ração que alimenta as aves, sem, porém, substituir o milho, principal insumo do setor.

A produção de soja em solo cearense tem sido muito celebrada pelos avicultores, pois reduz os custos da atividade, que, no Ceará, seguem em aclive e na velocidade do frevo.

Mas, para que seja atendida toda a demanda da avicultura estadual cearense, a produção de soja teria de ocupar uma área de 50 mil hectares – ou seja, 46 mil hectares a mais do que a área cultivada agora.

Diante dessa perspectiva de mercado garantido, os produtores de soja no Ceará já dão os primeiros sinais de que ampliarão seus investimentos para atender à demanda da avicultura.

O plantel cearense de aves tem números que impressionam.

Marden revela que o Ceará tem hoje – entre poedeiras e frangos de corte – 21 milhões de aves alojadas. Essa população avícola consome, por dia, 2.100 toneladas de ração. A soja representa 20% da ração; o milho, 60%.

Um detalhe que o sócio e diretor da Tijuca Alimentos faz questão de ressaltar: a soja produzida no Ceará já garante um mês do consumo do setor. Ele acrescenta:

“Se levarmos em conta que, até um dia desses, o Ceará não produzia soja, essa produção, que segue crescendo no Apodi e na Ibiapaba, pode ser vista como uma revolução benfazeja. Estamos torcendo para que a mesma coisa aconteça com o milho”, conclui Marden Vasconcelos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp