Na última quinta-feira, 16 de outubro, o Programa Ovos RS, iniciativa da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), promoveu um treinamento voltado à apresentação das atualizações do checklist de avaliação. O encontro reuniu responsáveis técnicos, técnicos agrícolas, consultores e profissionais da indústria e produção de ovos, com o objetivo de alinhar os novos itens e categorias que serão considerados durante as auditorias do Programa.
O evento, realizado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS), contou com a participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), representada por parte da Dra. Alessandra Krein, do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), que apresentou os principais pontos de atenção durante fiscalizações em granjas de postura comercial, reforçando os aspectos legais e sanitários que orientam a atuação dos serviços oficiais.
Durante o treinamento, os participantes também acompanharam a palestra de Éder Barbosa Oliveira, da MSD Saúde Animal, com o tema “Ácaros na Avicultura: Gestão Eficaz para Segurança e Alta Performance”. A apresentação trouxe uma abordagem prática sobre o controle de ácaros e piolhos, destacando a importância do manejo e da relação direta com o bem-estar das aves.
A coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Dra. Caroline Freitas, conduziu as apresentações sobre o novo checklist, abrangendo os módulos de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Ela destacou os avanços, adequações e padronizações implementadas para atender às legislações vigentes e aprimorar os processos internos das empresas avaliadas.
“O novo checklist do Programa Ovos RS reúne 170 itens de verificação, distribuídos entre BPA e BPF. O instrumento foi desenvolvido para oferecer uma avaliação completa das condições sanitárias e operacionais do setor. Nas BPA, são avaliados 56 itens divididos em cinco categorias, que incluem desde a estrutura interna e externa dos alojamentos das aves até o controle de vacinas, medicamentos e documentações. Já nas BPF, são analisados 114 itens em 13 categorias, contemplando aspectos como higiene, transporte, programas de autocontrole e industrialização”, destacou Dra. Caroline Freitas.
O presidente executivo da ASGAV, José Eduardo dos Santos, salientou que as mudanças reforçam o compromisso do Programa com a transparência e a melhoria contínua: “Outra novidade é que, para ser considerado apto ao uso do Selo de Referência Ovos RS nas embalagens, o estabelecimento precisa atingir no mínimo 80% de conformidade. O objetivo é aumentar o rigor nas avaliações, em alinhamento com os órgãos fiscalizadores. O Programa Ovos RS é uma ferramenta estratégica para o setor, voltada ao trabalho preventivo e orientativo, fomentando avanços, padronização, inovação e qualidade dos alimentos, fortalecendo a confiança do consumidor”.
No turno da tarde, a equipe técnica de auditoras do Programa Ovos RS participou de atividades conduzidas por Caroline Freitas, que reforçou as regras de auditoria e biosseguridade, seguidas de uma aplicação teórica do checklist, consolidando o aprendizado e a uniformização dos critérios técnicos.
A equipe técnica do Programa Ovos RS 2025 é composta por cinco auditoras das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, provenientes de instituições como UFRGS, UFSM e FSG Centro Universitário. São elas: Isabela Cristina Carvalho, Giselle Rios, Isabela Maraschin, Isabella Agostini e Iasmin Maria Madeira. Essas profissionais aplicarão o novo checklist nos estabelecimentos participantes do Programa, refletindo o compromisso do Programa Ovos RS em capacitar profissionais, fortalecendo a base técnica e promovendo a integração entre academia e o setor produtivo.
O treinamento foi encerrado com a assinatura do termo de cooperação técnica e um momento de confraternização entre os participantes, simbolizando mais um passo importante no fortalecimento da equipe técnica e no aprimoramento das ações do Programa Ovos RS, que desde 2012 atua incentivando a qualidade dos ovos gaúchos, o fortalecimento da indústria e produção de ovos e a confiança do consumidor.