Quantidade de pinguins encontrados mortos no Sul pode ter relação com gripe aviária

O Instituto EducaMar gerou um alerta devido à quantidade de pinguins que apareceram mortos nas praias do Extremo Sul nesta última nessa feira, dia 8. É que a quantidade superou o dobro do que era esperado e a causa das mortes pode estar relacionada com a gripe aviária.

De acordo com o Instituto, centenas de pinguins e algumas outras espécies apareceram mortos nas praias do Extremo Sul Catarinense. Nesta época do ano é relativamente comum esses animais aparecerem mortos, principalmente bandos de Pinguins-de-Magalhães.

Mas a quantidade encontrada gerou um alerta e pode estar relacionada com a Gripe Aviária, tendo em vista que o vírus está presente em aves livres da região. “Devemos considerar estes animais mortos como potencialmente contaminados”, anunciou a Instituição em nota.

Nas redes sociais, o EducaMar orienta que, em caso de encontrar alguma ave marinha morta na beira-mar, não seja realizada a aproximação ou contato, esteja o animal vivo ou morto.

Nos próximos dias, as instituições competentes vão divulgar resultados de exames que podem confirmar se estas mortes foram ou não causadas pela gripe.

A instituição Educamar executa o monitoramento de praias nos trechos de Araranguá a Passo de Torres. O PMP-BP é um projeto voluntário e é a instituição licenciada para o desenvolvimento de pesquisa e monitoramento de animais marinhos.

Nota do AviSite: nos dois últimos casos de IAAP confirmados em Santa Catarina, nos municípios de São Francisco do Sul (litoral norte) e Laguna (litoral sul) está envolvido, pela primeira vez, exatamente o Pinguim de Magalhães (sphenicus magellanicus).

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp