Região Sudeste concentra mais de 50% dos ovos de consumo produzidos no País

Na tabela abaixo, a distribuição da produção de ovos de consumo de 2019 e 2020 por Unidade Federativa (UF). Dela constam 25 UFs, o que significa que apenas duas não estão presentes no quadro – Amapá e Maranhão.

Tal ausência, porém, não quer dizer que os dois estados não têm produção de ovos de consumo. Aparentemente, não atendem o parâmetro estabelecido pelo IBGE para esse levantamento, pois dele participam apenas estabelecimentos com um plantel de, no mínimo, 10 mil poedeiras.

Sob esse aspecto, pois, o levantamento, além de não expor a total produção de ovos de consumo nessas UFs ou no Brasil, também deixa de refletir adequadamente as variações de produção de um ano para outro.

Dois casos extremos servem de exemplo: Tocantins, que aumentou sua produção em mais de 90%; e o Rio de Janeiro, onde o volume produzido recuou 70%. Tais índices, significativamente elevados, podem estar relacionadas apenas ao fato de, num exercício ou no outro, entrarem ou saírem do levantamento granjas que atenderam ao parâmetro básico. Uma situação que se aplica, igualmente, às demais Unidades da Federação.

Independentemente disso, o levantamento é útil ao demonstrar a distribuição nacional da produção de ovos de consumo. Ele mostra que os quatro estados do Sudeste respondem por 53%-54% do volume total. O Nordeste (sem contar o Maranhão), vem na sequência com cerca de 17%-18%. O Sul produz 13% do total. O Centro-Oeste, 11%. E a Região Norte, os restantes 3%-4%.

Acompanhe as Edições de Dezembro: Revista do AviSite e Revista do Ovo

 

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp