Revista do OvoSite: Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

O estresse oxidativo devido ao envelhecimento das aves e ao estresse por calor afeta negativamente a produtividade e a saúde das galinhas poedeiras. Entretanto, estudos têm relatado que a suplementação de selênio na dieta age positivamente na mitigação desses efeitos.

A suplementação de selênio em rações de poedeiras para atender as exigências desse mineral já é prática vigente em todo o mundo. Esta suplementação é feita tanto com fontes inorgânicas de selênio, como selenito de sódio, assim como com fontes orgânicas. Essas últimas, devido à sua maior biodisponibilidade, são naturalmente preferíveis e normalmente estão disponíveis como levedura enriquecida com selênio, que mesmo com alta variabilidade (Hachemi et al 2023) é reconhecida por fornecer até 63% do selênio total como selenometionina (SeMet), ou formas puras sintetizadas de SeMet ou hidroxi-selenometionina (OHSeMet), que fornecem mais de 98% do selênio total como SeMet.

A vantagem da SeMet em relação a fontes inorgânicas ou outros compostos orgânicos de selênio (como por exemplo selenocisteína) é que a SeMet é metabolizada como um constituinte do pool de metionina. Essa característica leva ao armazenamento de selênio nos tecidos corporais dos animais, podendo este ser liberado para manter o status de antioxidante e atender os requisitos de selenoproteínas ao longo do tempo, tão importantes para enfrentar situações futuras de estresse (Juniper et al., 2022). Estudos têm mostrado que a OH SeMet aumenta a deposição de selênio no tecido animal de maneira mais bioeficaz que o selenito de sódio e a selênio levedura (Briens et al., 2013; Jlali et al., 2013; Zhao et al., 2017; Marco et al., 2021). Além disso, essa maior capacidade de armazenamento se traduz em uma maior expressão gênica e maior atividade de várias selenoproteínas que desempenham papéis fundamentais na defesa antioxidante (Zhao et al., 2017; Sun et al., 2021).

Autores:

Fernando Guilherme Perazzo Costa
Matheus Ramalho de Lima
Naiara Simarro Fagundes

O artigo na íntegra está disponível na edição 71 da Revista do OvoSite, a partir da página 16.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp