União e confiança – Cooperalfa celebra 56 anos de história

Relação próxima da cooperativa com os associados, impulsiona os negócios e o desenvolvimento. Foto: divulgação.

Cooperar. Uma expressão que reforça o compromisso da aliança com outras pessoas, mantendo o olhar na mesma direção. Estar junto e contribuir com trabalho, esforços e auxílio. Esta é a essência do trabalho desenvolvido pela Cooperalfa há 56 anos. “Muitos fatores contribuíram para que a Cooperalfa chegasse até aqui. No início, o foco era a comercialização da produção e depois surgiu a questão industrial, que se fez necessária para agregar valor à produção. Hoje podemos nos orgulhar pela forma que a cooperativa foi conduzida e o conceito que possui na sociedade de modo geral. Isso se deve a todos os colaboradores e associados que acreditaram na cooperativa”, afirma o presidente da Alfa, Romeo Bet.

A diversificação das atividades é um dos pontos essenciais dessa trajetória, sendo que, ao todo, são mais de 20 ramos na mesma organização. “Isso faz com que a Alfa mantenha a solidez, estruturas diferenciadas e se torne uma referência”, acrescenta S. Bet.

O cuidado das pessoas é outro aspecto de destaque na Cooperalfa. “Prezamos muito pelos proprietários, os membros do quadro social. Diante disso, podemos salientar que o ano todo mantemos uma boa relação com os associados. Isso envolve desde a parte técnica, atendimento, prestação de serviços, recolhimento de produção, venda de insumos e muito mais. Esse vínculo ajuda no desenvolvimento da região e na melhoria da qualidade de vida, tanto das populações do campo, como da cidade”, ressalta o 1º vice-presidente, Cladis Jorge Furlanetto.

Na mesma linha, o 2º vice-presidente, Edilamar Wons, assinala que muitos foram os desafios enfrentados ao longo do tempo. “Ao passo que a cooperativa evoluia, precisou se estruturar, principalmente no que se refere à armazenagem de produtos e abertura de novas lojas. Em contrapartida, a confiança também foi ampliada com o passar do tempo. Essa construção de 56 anos passa por várias mãos e do mesmo modo que a cooperativa cresceu, percebemos o avanço dos associados lá no campo, o que representa o desenvolvimento para toda a família Alfa”, destaca.

Aos pioneiros e a todos que, marcam essa trajetória, a mensagem é de agradecimento. “Nosso muito obrigado e os parabéns a cada um que faz parte da cooperativa, pois todos tem o seu mérito e marcam a história de desenvolvimento”.

Segurança nos negócios 

Há cerca de 10 quilômetros do centro de Chapecó/SC, na Linha São Roque, reside a família de Edilson Bizon, associado há 15 anos. Contudo, a conexão com a cooperativa vem de família, sendo que seu pai faz parte da Alfa há mais de quatro décadas. “Ser associado da Cooperalfa é ter segurança em nossos negócios. Lembro que na época nosso objetivo foi buscar uma forma de adquirir insumos de boa qualidade, ter o acompanhamento técnico e suporte, especialmente na hora de plantar e, posteriormente ter a tranquilidade de entregar o produto colhido com a certeza de que iremos receber. Essa confiança e a qualidade no atendimento são os fatores que mais chamam a atenção. Para quem ainda não é sócio, eu indico que venha fazer parte dessa cooperativa”, afirma Edilson.

Neste dia especial de aniversário, nada melhor que celebrar essa marca de uma trajetória de desenvolvimento, afinal, por sermos Cooperalfa, Estamos Onde você Está!

Mais sobre a história da Alfa 

No dia 29 de outubro de 1967, durante Assembleia da Cooperativa Tritícola do Oeste Ltda, dezenas de cooperativistas chapecoenses concordaram em reestruturá-la e transformá-la em Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó Ltda, a Cooperchapecó.

No início de 68, a Cooperchapecó alugou uma sala comercial no centro da cidade de Chapecó-SC, para melhor atender seus associados. Em outubro de 1970 é inaugurada a sede própria na Avenida Fernando Machado, junto com os primeiros armazéns, onde até hoje está localizada a matriz da Cooperalfa.

Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo, em 74, em Cordilheira Alta, associados da Cooperchapecó e da vizinha Cooperxaxiense, autorizam a união das cooperativas. A partir de janeiro de 1975, a razão social passa a ser Cooperativa Regional Alfa Ltda, hoje Cooperativa Agroindustrial Alfa, a nossa Cooperalfa.

Com visão expansionista e pensando em sustentabilidade a longo prazo, no ano de 2000, a cooperativa expande sua atuação no Oeste, extremo Oeste e Paraná; em 2003 para o Planalto Norte, em 2005 para o Sul de Santa Catarina, em 2014 para o Mato Grosso do Sul e em 2017, a Cooperalfa passa a atuar no Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp