34ª Reunião Anual do CBNA discute como minimizar os impactos ambientais da produção animal

O professor Urbano dos Santos Ruiz é o coordenador da área de suínos da 34ª Reunião Anual do CBNA – aves, suínos e bovinos, que acontece nos dias 9 e 10 novembro de 2022, Hotel Premium, em Campinas, SP. O encontro é realizado anualmente pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. 

Professor Urbano dos Santos Ruiz

Urbano afirma que neste ano o comitê da entidade escolheu “abordar as relações entre produção animal, impactos ambientais e bem-estar animal. A produção animal pode gerar impactos ambientais, seja na produção de alimentos para os animais ou nas próprias criações, pela emissão de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso) para atmosfera, como pela excreção de minerais e matéria orgânica em excesso via dejetos.”

Ele completa: “No entanto, é preciso, inicialmente, entender como se mede o impacto ambiental derivado da produção animal, as formas pelas quais pode ser reduzido ou mesmo eliminado e como os passivos ambientais podem ser transformados em aspectos positivos, rentáveis. Adicionalmente, nas produções intensivas há pontos a serem revistos/ajustados no que diz respeito ao bem-estar dos animais. Em nosso evento, abordaremos as métricas para mensuração de impacto ambiental, as principais formas de redução destes impactos, enfatizando as estratégias nutricionais”.

Segundo ele, as principais demandas do consumidor e da sociedade em geral em relação à produção agropecuária estão ligadas aos dois principais eixos que serão tratados em nosso evento: impactos ambientais ou produção de alimentos ambientalmente sustentável, e bem-estar animal.

O temário da 34ª Reunião Anual do CBNA já está pronto e logo será divulgado. De toda forma, o Professor Urbano já adianta alguns tópicos que serão abordados na área de suinocultura: Métricas para mensuração de impactos ambientais relacionados à produção animal; Geração de gases de efeito estufa na produção de alimentos para animais; Estratégias nutricionais para reduzir emissão de Carbono e minimizar impactos ambientais da produção animal; Formulação de dietas considerando impactos ambientais; Bem estar animal em produções intensivas.

34ª Reunião Anual do CBNA – aves, suínos e bovinos  

Data: 9 e 10 de novembro de 2022

Local: Hotel Premium, Campinas, SP

 

Atendimento

Fone: 19-3232-7518

cbna@cbna.com.br e cbna@lexxa.com.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp