A Embrapa Suínos e Aves encerrou ontem, dia 13 de setembro, no final da tarde, o recebimento de propostas para o edital público que selecionará interessados em propor inovações para atender demandas tecnológicas da avicultura e suinocultura. O edital faz parte do Programa Inova 2023 e oferece três vantagens às empresas que querem inovar e precisam de parceria.
A primeira é a oportunidade de construir projetos de inovação aberta em conjunto com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. A segunda é a possibilidade de acesso à estrutura de pesquisa da Embrapa e a terceira o apoio na busca por fontes de financiamento para a execução de projetos de inovação aberta. Maiores informações sobre o edital público estão disponíveis no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/inova2023.
O Programa Inova surgiu ainda em 2019. A primeira edição, chamada de InovaPork, focou na avaliação de propostas de inovação apresentadas por startups. As duas edições posteriores (InovaAvi em 2020 e Programa Inova em 2021) seguiram a mesma fórmula, alcançando reconhecimento como uma importante interface para a conexão de atores envolvidos com inovação na avicultura e suinocultura (como startups, instituições de ciência e tecnologia, agroindústrias, produtores e financiadores). “Estamos vendo uma grande mobilização e temos certeza que o Inova fomentará a construção de importantes ações de inovação”, afirmou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.
O edital público do Programa Inova é aberto a qualquer instituição (empresas de todos os tamanhos, universidades, centros de pesquisa, associações, organizações não-governamentais). A partir de um trabalho de prospecção feito pela Embrapa Suínos e Aves, o edital cita 13 oportunidades de inovação para as quais podem ser apresentadas propostas. Mas também há uma opção de oportunidade aberta, na qual a demanda prospectada pode ser definida pelo proponente. Entre as oportunidades de inovação estão sistemas de automação, processos ou insumos para uso prolongado da cama aviária, sexagem in ovo, carne enriquecida, kits de diagnóstico e vacinas para doenças, uso de resíduos para produção de energia em frigoríficos e desenvolvimento de protocolo de certificação de propriedades rurais em suinocultura e avicultura de baixo carbono.
As propostas inscritas até ontem serão selecionadas até 25 de outubro. Neste dia, a Embrapa Suínos e Aves promoverá o evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”, quando serão divulgadas as propostas selecionadas para a terceira fase do edital. O edital disponibiliza recursos financeiros da Embrapa (até R$ 500.000,00 por ano) e mais R$ 100.000,00 por projeto elegível ao Biopark (centro de inovação sediada em Toledo, no Paraná).
O Programa Inova tem como correalizadores a Prefeitura de Concórdia, INCTECh Incubadora Tecnológica, Pollem Parque Científico e Tecnológico e Biopark e Biopark Educação. Conta também com o apoio da Fapesc, Fapeg e CREA/SC. Como patrocinadores Bronze, o programa tem Sindicarne/ACAV e DSM. No patrocínio Prata, SIPS e ICASA. As mídias parceiras são Avicultura Blog, O Presente Rural, Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial, AviNews, NutriNews e SuinoBrasil.