Influenza Aviaria na Polônia leva ao abate milhões de aves

A Polônia, que é o maior produtor de aves da UE, está lutando atualmente contra 262 surtos de gripe aviária, o maior número de todos os tempos no país. Mais de seis milhões de aves estão sendo sacrificadas em um esforço para impedir a propagação da doença, com o governo enfrentando uma grande conta de compensação.

O veterinário-chefe da Polônia atribuiu a gravidade do surto à excessiva concentração de granjas e pediu ao governo que mude os regulamentos para garantir maior espaçamento e medidas de segurança mais rígidas.

A Polônia abate mais de 1,3 bilhão de frangos por ano, produzindo quase 20% da carne de frango da UE. Sua indústria de exportação vale cerca de 13 bilhões de zlotys (€ 2,8 bilhões) anualmente.

“Esta é a primeira vez que enfrentamos uma crise tão grande”, disse Andrzej Danielak, da Associação Polonesa de Criadores e Produtores de Aves, à RMF FM. “Até agora, 65 surtos era o maior número [anual] e, hoje, já ultrapassamos 200.”

A atual crise deve elevar os preços dos ovos e das carnes de aves, que já subiram 65% desde novembro. No entanto, espera-se que a situação comece a melhorar graças ao clima mais quente.

“Há uma tendência de queda porque essa sazonalidade sempre foi associada ao ultravioleta e ao sol”, disse o veterinário chefe do país, Bogdan Konopka, à RMF.

Konopka propôs mudanças legislativas, já encaminhadas ao Ministério da Agricultura, para exigir um maior distanciamento entre as granjas, além de garantir que cada uma tenha uma área superior a 500 metros quadrados.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp