Em fevereiro o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorização significativa de 37% sobre o mês anterior, janeiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice positivo atingiu 24,3%.
A saca de milho, por sua vez, apontou valor médio praticamente igual na comparação mensal. Entretanto, em doze meses houve aumento expressivo de quase 61,6%.
Com o significativo aumento na caixa de ovos e estabilidade na saca de milho houve grande recuperação mensal no poder de compra do produtor em relação à matéria-prima. Mesmo assim muito inferior aos alcançados no mesmo período do ano passado e na média histórica dos últimos 11 anos.
Assim, enquanto em janeiro foram necessárias quase 18 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em fevereiro essa quantidade caiu para 13 caixas, significando melhora de 37% no poder de compra. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano passado quando o poder de compra alcançou apenas 10 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 23,1%. Ou, 21,5% em relação à média histórica de 10,2 caixas.
Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de março apontam para uma necessidade de 13,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, notadamente acima das verificadas no ano passado e na média histórica.
Acompanhe as Edições de Dezembro: Revista do AviSite e Revista do Ovo