Passados pouco mais de dois meses, o mercado de ovos apresenta evolução significativa em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, os produtores de ovos comerciais enfrentam grandes problemas com o extraordinário aumento verificado nas matérias-primas básicas utilizadas na alimentação das aves, milho e farelo de soja.
No período analisado enquanto o ovo obteve valorização de 25,4%, a saca de milho apresentou crescimento de 61,7% e o farelo de soja de 113%. E o significado disso foi um forte impacto negativo no poder de compra do produtor de ovos.
No mesmo período do ano passado o produtor de ovos adquiriu, com a comercialização de uma caixa de ovos, aproximadamente, 91 kg de milho e 61 kg de farelo de soja. Em 2021 o volume adquirido caiu para apenas 70,7 kg de milho e 36 kg de farelo de soja. E o resultado é uma capacidade de compra negativa de quase 22,5% em relação ao milho e de 41,1% na aquisição do farelo de soja.
E como são os dois principais ingredientes utilizados na ração das aves, será preciso um esforço e entendimento de toda a cadeia produtiva para que as empresas produtoras de ovos comerciais tenham condições de produção suficientes para continuar disponibilizando no mercado esse produto tão importante para a população brasileira.
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