As dificuldades que o setor de postura comercial tem enfrentado desde meados do ano passado tem impactado negativamente no alojamento de pintainhas no decorrer deste ano. Com isso, houve forte retração na comparação com o mesmo período do ano passado conforme já noticiado pelo Ovosite.
Mesmo assim, o acompanhamento do volume semestral aponta que o alojamento do ano passado foi recorde para o período. Assim, a comparação com o mesmo semestre de dois anos atrás ainda mostra um alojamento levemente superior. De toda forma, já se confirma quase 2% abaixo do alojado no primeiro semestre de 2018.
Considerando o alojamento do último decênio, o setor de postura comercial apresenta evolução anual de quase 4%, mostrando a pujança produtiva no período. De toda forma, esse período tem sido marcado por grandes desafios e enormes dificuldades para os produtores de ovos.
Com os preços extraordinários que atingiram o milho e o farelo de soja e que, segundo analistas, não devem sofrer involução significativa, muito pelo contrário, é certo que os produtores de ovos terão dificuldades em conseguir equilibrar custo e preço de comercialização. Assim, é grande a possibilidade de os alojamentos continuarem retrocedendo no decorrer do segundo semestre de 2021. E isso vai impactar fortemente o volume de ovos produzidos no próximo ano.
Acompanhe as Edições de Junho: Revista do AviSite e Revista do Ovo